Tribunal uniformiza entendimento sobre comissão de corretagem​

  • 10 de setembro de 2015

Dando fim a uma celeuma que abarrotou o Judiciário Brasiliense nos últimos cinco anos, a Turma de Uniformização de Jurisprudência do TJDFT,  entendeu ser legal os adquirentes pagarem as comissões relativas à intermediação em contratos de compra e venda de imóveis.

Segundo os juízes que analisaram o caso, o pagamento para as imobiliárias e corretores afigura-se válido, nos termos do art. 724 do Código Civil e do art. 6º, III, da Lei nº 8.078/90, desde que, tendo sido exitoso o negócio, o comprador não arque, incluindo a comissão, com preço superior ao total combinado na proposta, bem como que ele dê ciência, em documento por escrito, sobre ter assumido tal responsabilidade.

Fonte: ABRAMI-DF.​

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF participou do lançamento do Balcão Único e da sanção da Lei de parcelamento do solo

Da esquerda para a direita: Ovídio Maia, presidente do SECOVI/DF; Marcelo Vaz, Secretário de Habitação (SEDUH) e José Aparecido - presidente…

DADOS DO MERCADO IMOBILIÁRIO INDICAM QUE 2023 FECHARÁ NO POSITIVO

O Boletim de Conjuntura Imobiliária de outubro com amostras referentes ao mês de setembro/2023 e divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comprova…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF SEGUE AQUECIDO NO 2º SEMESTRE DE 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária de setembro com amostras referentes ao mês de agosto/2023 e divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comprova…

SECOVI/DF DIVULGA BALANÇO SEMESTRAL DO MERCADO IMOBILIÁRIO

[caption id="attachment_100730" align="alignleft" width="304"] Rogério Oliveira, vice-presidente de lançamentos imobiliários do SECOVIDF O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulgou o Boletim de Conjuntura…