O Boletim de Conjuntura Imobiliária do mês de maio/2024 com amostras referentes a abril divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que as melhores rentabilidades (retorno sobre o investimento de aluguel) estão nas cidades satélites.
As três regiões que têm os melhores resultados em relação aos aluguéis são o Gama, Ceilândia e Sobradinho. No Gama a oferta de imóveis para locação não é muito grande mas a rentabilidade é alta, passando de 1% nas casas de 2 quartos e nos apartamentos de 4 quartos. Porém, a região do Plano Piloto se destaca com boas rentabilidades nos apartamentos compactos (1 quarto) com retornos que chegam a 0,64% na Asa Sul, por exemplo.
Para Rogério Oliveira, desde que o Banco Central iniciou a redução da Taxa SELIC, os investidores voltaram a considerar os imóveis como opções de investimento. “Temos escutado dos clientes que as aplicações financeiras já não estão tão atrativas como estiveram nos últimos anos”. Rogério também ressalta que o retorno obtido com um investimento imobiliário é a soma da valorização do bem com a rentabilidade com o aluguel. “Em Brasília, se somarmos a valorização média do imóvel (índice SECOVI de 7,87% em 12 meses) com rentabilidades que variam entre 6% e 12% ao ano, temos retornos que superam qualquer aplicação financeira segura”, afirma.
Já em relação aos preços de venda no mercado secundário (revenda), o Boletim SECOVI/DF mostra que comprar imóveis no Distrito Federal continua sendo um excelente investimento. Os imóveis valorizaram 7,87% nos últimos 12 meses, mais que o dobro da inflação no mesmo período. Ainda em relação ao mercado de revenda, a pesquisa mostrou que Águas Claras continua sendo o maior mercado do DF com mais de 5.800 apartamentos à venda..
A região de Águas Claras também é a maior quando se fala em lançamentos (mercado primário). Ao final do mês de abril havia mais de 2.600 unidades ofertadas pelas construtoras. Merece destaque também, os preços do mercado de lançamentos (primário) no Setor de Clubes Sul que passam de R$ 30.000/m2.
O vice-presidente de lançamentos imobiliários do SECOVI/DF, Rogerio Oliveira, afirma que o mercado de lançamentos começou o ano aquecido. “Acreditamos que esse foi o melhor início de ano desde 2021”, concluiu.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF