SECOVI/DF VERIFICA ALTA DOS ALUGUÉIS NO DF

  • 9 de julho de 2024

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que os valores dos aluguéis no DF estão aumentando acima da inflação.

O índice SECOVI de Locação de maio/2024 indicou aumento de 1,61% em relação à abril, e já acumula alta de 18,59% em 12 meses.

Os maiores valores de metro quadrado de aluguel são encontrados no Setor Noroeste com R$ 73/m2 para apartamentos de 1 quarto e R$ 71/m2 para apartamentos de 2 quartos.

O presidente do SECOVI-DF, Ovídio Maia, entende que essa alta valorização dos preços dos aluguéis observada nos últimos 12 meses, era esperada. “Os preços de venda no DF subiram muito nos anos anteriores e quando isso acontece, mesmo demorando um pouco, os preços dos aluguéis acompanham, pois os proprietários de imóveis buscam manter suas rentabilidades”, explica Ovídio.

MERCADO DE REVENDA DE IMÓVEIS

A cidade de Águas Claras, que já é conhecida como a Manhattan brasiliense, é a região com a maior quantidade de apartamentos à venda no DF. No final do mês de maio, só no mercado de revenda, estavam em oferta 5.920 apartamentos, sendo que desses, 2.224 unidades eram de apartamentos de 3 quartos.

Para o presidente do SECOVI-DF, é natural que Águas Claras seja a cidade com a maior quantidade de unidades à venda, pois “é uma cidade jovem que ainda está crescendo e novos prédios ficam prontos todos os meses”, informa Ovídio Maia.

REDUÇÃO NO VOLUME DE LANÇAMENTOS

Em relação aos lançamentos (mercado primário), observou-se uma pequena redução na quantidade de empreendimentos lançados de janeiro a maio de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2023, até maio, já haviam ocorrido 18 lançamentos, e neste foram 13 novos empreendimentos lançados até o final de maio.

O vice-presidente de lançamentos do SECOVI-DF, Rogerio Oliveira, afirma que o segmento primário (Lançamentos) do DF é maduro e é formado por empresas tradicionais. “A quantidade de empreendimentos lançados até maio de 2024 é um pouco menor que no mesmo período de 2023, porém as vendas se mostram aquecidas e a quantidade total de unidades disponíveis para venda no mercado é considerada pequena em relação à quantidade de unidades vendidas anualmente”, explica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CIDADES SATÉLITES SÃO AS REGIÕES MAIS RENTÁVEIS PARA ALUGAR

O Boletim de Conjuntura Imobiliária do mês de maio/2024 com amostras referentes a abril divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que…

SECOVIs apresentam ao Congresso a “Agenda Legislativa” do setor imobiliário

Deputado Rafael Prudente (MDB/DF), Ovídio Maia - presidente do SECOVI/DF e Eduardo Pereira - vice-presidente Financeiro do SECOVI/DF O Sindicato da…

SECOVI/DF ALERTA SOBRE O GOLPE DO FALSO ALUGUEL

Imagem: Freepik O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), vem a público fazer um alerta sobre o golpe do falso aluguel que algumas imobiliárias…

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…