SECOVI/DF LANÇA MANIFESTO DE REPÚDIO AO AUMENTO DE IMPOSTOS PRATICADOS PELO GDF

  • 13 de fevereiro de 2015

Em repúdio, as medidas do Governo do Distrito Federal (GDF), de aumento do Imposto sobre a Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) em 50%, aprovado esta semana pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e a pretensão de reajuste do valor de avaliação dos imóveis para efeito de cálculo do IPTU e da TLP em 20% ao ano, o Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI-DF), lançou com outras entidades do setor imobiliário um MANIFESTO solicitando a imediata participação no debate.

O SECOVI/DF acredita que as consequências das medidas serão graves para a cadeia produtiva. “Essas medidas são um golpe no mercado imobiliário do Distrito Federal, já combalido pela situação econômica atual”, afirma o presidente do SECOVI/DF – Carlos Hiram Bentes David.

A construção civil é a maior indústria do Distrito Federal e, também, a maior geradora de empregos diretos e indiretos do país. O aumento do custo dos imóveis desestimulará investimentos e construções, trazendo desemprego e desaceleração da economia.

Segundo o SECOVI/DF, o cidadão e as propriedades regulares, que já recolhem seus pesados impostos e são cumpridores das suas obrigações pagarão o pesado custo do aumento de tributos.  

A votação do Projeto de Lei 142/2015 pela Câmara Distrital, não coaduna com o compromisso do Governador eleito de estabelecer o amplo debate com a participação da sociedade em seu governo. “A aprovação das medidas foram feitas, ao apagar das luzes, sem a participação da sociedade e das entidades representativas do setor”, indigna-se Carlos Hiram.

Baixe o manifesto

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF participou do lançamento do Balcão Único e da sanção da Lei de parcelamento do solo

Da esquerda para a direita: Ovídio Maia, presidente do SECOVI/DF; Marcelo Vaz, Secretário de Habitação (SEDUH) e José Aparecido - presidente…

DADOS DO MERCADO IMOBILIÁRIO INDICAM QUE 2023 FECHARÁ NO POSITIVO

O Boletim de Conjuntura Imobiliária de outubro com amostras referentes ao mês de setembro/2023 e divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comprova…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF SEGUE AQUECIDO NO 2º SEMESTRE DE 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária de setembro com amostras referentes ao mês de agosto/2023 e divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comprova…

SECOVI/DF DIVULGA BALANÇO SEMESTRAL DO MERCADO IMOBILIÁRIO

[caption id="attachment_100730" align="alignleft" width="304"] Rogério Oliveira, vice-presidente de lançamentos imobiliários do SECOVIDF O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulgou o Boletim de Conjuntura…