Por Carlos Hiram Bentes David – presidente do SECOVI/DF
O Boletim de Conjuntura Imobiliária com amostra referente a maio, apresentou uma variação no Índice Imobiliário de Comercialização. O Índice reflete, mensalmente, o comportamento geral dos preços dos imóveis ofertados no Distrito Federal. O Índice de Comercialização que apresentava um crescimento acumulado de 4,64% até o mês de abril teve sua primeira queda este ano, reduzindo em 0,82%.
Apesar disso, acreditamos que o mercado imobiliário ainda vem atingindo patamares de investimento. A variação verificada no Boletim trata-se de um reflexo inequívoco das condições políticas do Brasil, pois o acumulado do índice até maio atingiu um patamar de 3,78%.
Destaca-se, ainda no boletim, o IGP-M, índice utilizado para reajuste da maioria dos contratos de locação, que apresentou variação negativa de 0,93%, ou seja, 0,17% inferior ao mês passado. Isso demonstra um comportamento compatível com outros índices de preços que também apresentaram um recuo estável nos últimos meses.
Para o SECOVI/DF, diante da crise econômica e política que vive o país, o setor imobiliário se comporta com razoável normalidade em termos de investimento e rentabilidade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF