As novas startups criadas para a locação de imóveis, as chamadas “Imobiliárias Virtuais”, surgiram com um marketing criativo que parece facilitar para quem quer alugar um imóvel, mas é preciso ter muita atenção. Essas startups se limitam a encontrar um inquilino e a assinar o contrato via e-mail, sem qualquer garantia para o locador.
O presidente do Sindicato que representa as empresas de compra e venda de imóveis, as imobiliárias, as administradoras de imóveis e incorporadoras do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia, alerta os proprietários de imóveis para ofertas mirabolantes e, principalmente, de trabalho com baixa remuneração ou quase nenhuma . “O barato é sempre o mais caro”, destaca.
Atualmente, mesmo com a nova Lei do Inquilinato mas diante da crise econômica porque passa o país ainda existem milhares de ações de despejo por falta de pagamento, por isso é fundamental que o locador se proteja de futuros prejuízos que se tornam mais frequentes no momento da desocupação e devolução do imóvel.
Portanto, o SECOVI/DF alerta os locadores que procurem uma imobiliária de confiança que ofereça todas as garantias como apólice de seguro fiança, em nome dele, ou a apresentação de fiadores para interessados em locar determinado imóvel. As imobiliárias possuem expertise no setor e analisam com maior critério quem se candidata à locação. O contato pessoal, ainda, é de fundamental importância para evitar surpresas desagradáveis que as startups desconhecem, pois são novas no mercado.
O SECOVI/DF é a favor da tecnologia, mas não se deve utilizá-la de maneira ingênua, ignorando possíveis fraudes, isso evidencia negligência e despreparo. O cadastro virtual e a assinatura eletrônica só aumentam os riscos para o proprietário que deseja alugar o seu imóvel.
Com informações do Secovi-MG
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF