Um dos maiores problemas do mercado imobiliário brasileiro é a inadimplência, seja do aluguel ou dos encargos da locação, como as contas de condomínio, água e luz.
No Brasil, as ações de despejo são demoradas e dispendiosas. Segundo o Vice-Presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia, o proprietário que não recebe o aluguel pode levar anos percorrendo os corredores dos Fóruns para reaver a posse do imóvel. “Esse fator de risco faz com que um grande número de imóveis permaneçam fechados ou que o valores dos aluguéis permaneçam, artificialmente, elevados”, afirma Ovídio.Segundo o deputado Júlio Lopes, a presente proposta poderá solucionar o problema de moradia de uma grande parcela da população brasileira. “De fato, um dos grandes problemas para a assinatura de contratos de locação reside na oferta de garantias ao locador quanto à regularidade do pagamento dos aluguéis. Os institutos da fiança e da caução já se encontram exauridos, o primeiro pelas dificuldades e o custo de consegui-lo e o segundo, em razão da demora da solução dos processos de despejo”, explica o parlamentar.
Para o SECOVI/DF, representante das empresas de compra, venda, locação e intermediação de imóveis no Distrito Federal, a consignação em folha de pagamento dará um impulso ao mercado imobiliário porque trará mais segurança ao proprietário, além de ser mais uma opção de pagamento para o inquilino. Vale ressaltar que mesmo com esta nova forma de pagamento, o papel das imobiliárias é de fundamental importância porque através de uma empresa especializada é feita uma análise criteriosa do cadastro locatário.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF