Perspectivas para o mercado imobiliário brasileiro em 2014

  • 13 de janeiro de 2014

O Comitê de Mercado do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP (NRE – Poli), se reuniu com um conjunto de empresários e executivos do setor imobiliário de todo o país e divulgou as principais perspectivas para o mercado de imóveis residenciais neste ano.

De acordo com o relatório do Comitê, os preços dos imóveis ainda devem cair em algumas regiões do país que contam com um estoque alto em relação à demanda. No Norte, o estudo cita a cidade de Manaus, onde o estoque é três vezes maior que a demanda. No Nordeste, aparece a capital da Bahia, Salvador, com estoque 2,7 vezes maior ; no Sudeste, aparece Vitória (ES) e algumas cidades no Centro-Oeste.

 

Já a capital do país, Brasília, conhecida pelos altos preços dos imóveis que ultrapassam o valor de R$ 1 milhão nos bairros mais nobres, como Asa Sul e Sudoeste, com um metro quadrado variando de 10 à 11 mil reais. Em 2014, a tendência é de estabilização de preços, tanto para comercialização quanto para locação de imóveis na cidade.

Entre 2012 e 2013, o mercado imobiliário encerrou com alta de 2,25% nas vendas e de 0,7% na locação. O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulgará no mês de março um balanço do ano passado, mas já adianta que o acumulado entre janeiro e novembro de 2013 mostra valorização de 3,95% dos imóveis para venda em todo o DF.
O presidente do SECOVI/DF, Carlos Hiram Bentes David, afirma que os preços na capital do país já voltaram a se estabilizar no final do ano passado. “Conforme os dados do nosso boletim de Conjuntura Imobiliária lançado, mensalmente, já visualizamos essa retomanda de preço desde outubro de 2013”, informa.

Já de acordo  com o relatório da NRE-Poli, 75% dos consultados acreditam que a busca por imóveis residenciais em 2014 manterá o mesmo padrão do ano anterior, ou seja, equivalente ao crescimento habitacional.

As previsões de crédito para o financiamento de imóveis neste ano, devem manter o mesmo patamar de 2013. Portanto, quem deseja adquirir a casa própria pode ficar tranquilo e correr atrás do tão desejado sonho!!!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI DIVULGA LISTA DOS IMÓVEIS USADOS MAIS CAROS E MAIS BARATOS NO DF

O Boletim de Conjuntura Imobiliária de julho de 2022 com amostra referente ao mês de junho divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF)…

QUAL É A RENDA MÉDIA ANUAL PARA SE FINANCIAR UM IMÓVEL NO DF?

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulgou os dados referentes à renda média anual familiar para se financiar um imóvel dependendo da região…

SECOVIS DIVULGAM DADOS DE IMÓVEIS EM BRASÍLIA, RIO E SÃO PAULO

O Boletim de Conjuntura Imobiliária do mês de junho com amostras referente à maio de 2022 divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF)…

VENDA DE IMÓVEIS NO DF SEGUE EM ALTA

O Boletim de Conjuntura Imobiliária do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) registrou que o Volume Geral de Vendas (VGV) acumulado até o mês…