Novos bairros e novos moradores aquecem o mercado imobiliário do DF, avalia Secovi

  • 25 de fevereiro de 2019

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) acredita que o projeto de criação de dez novos bairros anunciado pelo governo do Distrito Federal irá aquecer, ainda mais, o mercado imobiliário do DF que já retoma seu ritmo através de taxas de juros favoráveis, inflação em baixa, cenário político definido e, por conseguinte, a volta da confiança do empresariado.
O projeto inclui prédios de até dez andares que devem começar a serem construídos, ainda neste ano, em Sobradinho e no Setor Habitacional Tororó, em Santa Maria.

Para o presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, o planejamento urbanístico com o aval do Estado é fundamental para garantir a comunidade ruas com acessibilidade, escolas, hospitais e segurança. “O Estado tem que planejar, se isso não acontece temos exemplos notórios como Vicente Pires, onde não houve planejamento mas uma grande quantidade de condomínios irregulares cercados de problemas de infraestrutura”, destaca Ovídio. O SECOVI/DF estima que cerca de 60 mil pessoas por ano vêm morar em Brasília. Por isso, é necessário criar um adensamento ordenado com planejamento.

Segundo o Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato, o número de venda de imóveis usados aumentou no mês de janeiro. O destaque foi para apartamentos de 2 e 3 quartos na Asa Sul, Asa Norte e Sudoeste. “Tivemos uma quantidade grande de pessoas vindo morar em Brasília no começo do ano. Novos deputados, assessores, ministros e suas equipes, o que acabou movimentando o mercado imobiliário, especialmente, na área central da capital”, afirma o presidente do SECOVI/DF.

De acordo com as estatísticas da entidade, a cada um imóvel novo comercializado, quatro imóveis usados são vendidos. “Isso acontece porque o volume de imóveis novos é muito menor do que o de usados. Na Asa Sul e na Asa Norte, por exemplo, quase não existe lançamento, até porque não temos mais terrenos para construir”, ressalta Ovídio Maia. Hoje, o maior volume de ofertas de apartamentos novos está no Noroeste.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VENDAS DE IMÓVEIS CRESCERAM 24% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que foram vendidos mais de 10 bilhões de reais de…

Entidades do mercado imobiliário discutem Reforma Tributária no Senado

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi/Goiás) e os representantes dos demais Secovis do país…

SECOVI/DF VERIFICA ALTA DOS ALUGUÉIS NO DF

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que os valores dos aluguéis no DF estão aumentando acima…

CIDADES SATÉLITES SÃO AS REGIÕES MAIS RENTÁVEIS PARA ALUGAR

O Boletim de Conjuntura Imobiliária do mês de maio/2024 com amostras referentes a abril divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que…