Mobilidade urbana saudável – Secovi/DF patrocina 10º Passeio Ciclístico Rodas da Paz

  • 25 de maio de 2012
Uma edição especial do Passeio Ciclístico da Ong Rodas da Paz vai acontecer, no dia 3 de junho, em Brasília. Além de comemorar os 10 anos da Ong, que luta pela diminuição no número de acidentes e mortes no trânsito do DF, um dos enfoques do encontro será o meio ambiente  e as  discussões da Rio+20.  Um grupo de ciclistas do Distrito Federal vai aproveitar o passeio para partir rumo ao Rio de Janeiro e se juntar a grupos de outros estados que também vão se mobilizar durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20 vai acontecer no Rio, de 13 a 22 de junho de 2012.

O presidente da Rodas da Paz,  Uirá Lourenço, explica que a Ong possui uma campanha permanente pela maior qualidade de vida  nas cidades.  Ele afirma que a bicicleta resume, em vários aspectos, a sustentabilidade na vida urbana. “O uso da bicicleta gera diversos benefícios, como a emissão zero de gases tóxicos, ausência de poluição sonora e economia financeira, já que o ciclista não paga IPVA, gasolina, licenciamento, além de outras taxas e tributos”, resume. Ele também cita os ganhos na área da saúde, como a prevenção à obesidade. Sobre a mobilidade urbano, Uirá Lourenço lembra que, no dia a dia, quem usa bicicleta consegue fugir do caos urbano, principalmente, nos horários de rush. “É mais fácil de estacionar, sem contar o bom uso do espaço público, numa vaga de carros, cabem dez bicicletas”, avalia.

O vice-presidente de Comunicação e Marketing do Sindicato da Habitação do Distrito Federal, Gilvan da Silva, afirma que o engajamento do setor empresarial neste tipo de campanha é essencial. “Se todos contribuírem por uma mobilidade urbana saudável, o convívio nas cidades será muito melhor”, garante.  Além de ciclista, Gilvan da Silva é um dos pioneiros neste setor e participa de ações e campanhas mesmo antes da fundação da Ong Rodas da Paz. 

A concentração para o 10º Passeio Ciclístico da Ong Rodas da Paz  será às 9h do domingo ( dia 3 de junho), na Praça do Museu da República, em frente a Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios,  carinhosamente batizada de Praça das Bicicletas.  Mais informações no endereço www.rodasdapaz.org.br.

Poliani Ferreira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REGIÕES DO DF TÊM VALORES DIFERENCIADOS DO METRO QUADRADO PARA IMÓVEIS USADOS

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de fevereiro, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que um apartamento de 1…

FEVEREIRO REGISTRA RECORDE DE 3.8 BILHÕES EM VENDAS DE IMÓVEIS

Em 2022, o Volume Geral de Vendas (VGV) de imóveis acumulado até o mês de fevereiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R$ 7,03…

SECOVI/DF CELEBRA POSSE DA NOVA DIRETORIA

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (SECOVI/DF) promoveu um almoço de confraternização para…

VENDA DE IMÓVEIS EM JANEIRO DE 2022 DOBRA EM RELAÇÃO À 2021

O Volume Geral de Vendas (VGV) acumulado até o mês de janeiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R $3,16 bilhões, superando o mês…