Mobilidade urbana saudável – Secovi/DF patrocina 10º Passeio Ciclístico Rodas da Paz

Uma edição especial do Passeio Ciclístico da Ong Rodas da Paz vai acontecer, no dia 3 de junho, em Brasília. Além de comemorar os 10 anos da Ong, que luta pela diminuição no número de acidentes e mortes no trânsito do DF, um dos enfoques do encontro será o meio ambiente  e as  discussões da Rio+20.  Um grupo de ciclistas do Distrito Federal vai aproveitar o passeio para partir rumo ao Rio de Janeiro e se juntar a grupos de outros estados que também vão se mobilizar durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20 vai acontecer no Rio, de 13 a 22 de junho de 2012.

O presidente da Rodas da Paz,  Uirá Lourenço, explica que a Ong possui uma campanha permanente pela maior qualidade de vida  nas cidades.  Ele afirma que a bicicleta resume, em vários aspectos, a sustentabilidade na vida urbana. “O uso da bicicleta gera diversos benefícios, como a emissão zero de gases tóxicos, ausência de poluição sonora e economia financeira, já que o ciclista não paga IPVA, gasolina, licenciamento, além de outras taxas e tributos”, resume. Ele também cita os ganhos na área da saúde, como a prevenção à obesidade. Sobre a mobilidade urbano, Uirá Lourenço lembra que, no dia a dia, quem usa bicicleta consegue fugir do caos urbano, principalmente, nos horários de rush. “É mais fácil de estacionar, sem contar o bom uso do espaço público, numa vaga de carros, cabem dez bicicletas”, avalia.

O vice-presidente de Comunicação e Marketing do Sindicato da Habitação do Distrito Federal, Gilvan da Silva, afirma que o engajamento do setor empresarial neste tipo de campanha é essencial. “Se todos contribuírem por uma mobilidade urbana saudável, o convívio nas cidades será muito melhor”, garante.  Além de ciclista, Gilvan da Silva é um dos pioneiros neste setor e participa de ações e campanhas mesmo antes da fundação da Ong Rodas da Paz. 

A concentração para o 10º Passeio Ciclístico da Ong Rodas da Paz  será às 9h do domingo ( dia 3 de junho), na Praça do Museu da República, em frente a Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios,  carinhosamente batizada de Praça das Bicicletas.  Mais informações no endereço www.rodasdapaz.org.br.

Poliani Ferreira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF é favorável à moradias no Setor Comercial Sul

O Projeto de Lei Complementar que autoriza o uso residencial em imóveis comerciais localizados, nas quadras de 1 a 6, do Setor Comercial Sul, foi…

SECOVI/DF distribui máscaras de proteção às empresas associadas

As empresas associadas ao Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) estão recebendo, gratuitamente, máscaras de proteção contra a Covid-19 para seus funcionários e colaboradores.…

Entrevista concedida pelo presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia

Entrevista concedida pelo presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, ao DF Record sobre a alta dos aluguéis residenciais e a baixa no preço dos imóveis comerciais.…

SECOVI/DF condena reprovação de novo bairro pelo Iphan