LUOS, PPCUB e COE em debate no DF

  • 21 de outubro de 2016

A Lei de Uso de Ocupação do Solo (LUOS), o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico (PPCUB) estão sendo debatidos desde 2013, e o Código de Obras e Edificações (COE) do Distrito Federal começou a ser discutido no ano passado em diversas reuniões, eventos e audiências com as entidades representativas do setor imobiliário e da construção civil.

Em 2016 foi criado pelo governo do Distrito Federal, o Conselho Consultivo de Preservação e Planejamento Territorial Metropolitano (CCPPTM) que faz parte da Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação (SEGETH). Segundo a Secretaria, com a criação do CCPPTM não é mais necessária a realização de audiências públicas, por se tratar de um Conselho que possui representantes da sociedade civil que se reúnem, semanalmente, para debater o tema.

A LUOS trata das áreas urbanas regularizadas dentro do Distrito Federal excluindo a área tombada. Para o vice-presidente de Planejamento Urbano do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Flávio Freitas, que representa o Sindicato e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF no Conselho a cidade é dinâmica e isso precisa ser respeitado pela LUOS. “A ideia é que a lei permita uma certa flexibilidade de uso para se adequar às necessidades da cidade”, informou Flávio.

O objetivo do PPCUB é com a preservação da área tombada de Brasília, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade. Já o COE, é responsável por disciplinar a aprovação e o licenciamento de obras, de acordo com as determinações da legislação de uso e ocupação do solo. A proposta de revisão do Código visa introduzir conceitos e parâmetros referentes à sustentabilidade, proporcionar o controle urbano e estabelecer medidas para que o cumprimento das normas sejam efetivas.

O setor imobiliário, a sociedade, o meio acadêmico e profissionais ligados a área de urbanismo juntamente com o governo de Brasília vêm trabalhando por um instrumento que  se adeque e atenda as necessidades de cada local da cidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF participou do lançamento do Balcão Único e da sanção da Lei de parcelamento do solo

Da esquerda para a direita: Ovídio Maia, presidente do SECOVI/DF; Marcelo Vaz, Secretário de Habitação (SEDUH) e José Aparecido - presidente…

DADOS DO MERCADO IMOBILIÁRIO INDICAM QUE 2023 FECHARÁ NO POSITIVO

O Boletim de Conjuntura Imobiliária de outubro com amostras referentes ao mês de setembro/2023 e divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comprova…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF SEGUE AQUECIDO NO 2º SEMESTRE DE 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária de setembro com amostras referentes ao mês de agosto/2023 e divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comprova…

SECOVI/DF DIVULGA BALANÇO SEMESTRAL DO MERCADO IMOBILIÁRIO

[caption id="attachment_100730" align="alignleft" width="304"] Rogério Oliveira, vice-presidente de lançamentos imobiliários do SECOVIDF O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulgou o Boletim de Conjuntura…