ITBI TEM ALTA DE 70,8% EM OUTUBRO NA VENDA DE IMÓVEIS NO DF

  • 4 de dezembro de 2020

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) informa que o mercado imobiliário segue em contínua alta, mesmo em época de pandemia, registrando uma variação de 70,8% na arrecadação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) no mês de outubro deste ano, em relação ao mesmo período de 2019. O ITBI é o tributo pago pelo comprador de um imóvel ao comprar um imóvel.

De acordo com a ANOREG – Associação dos Notários e Registradores – no mês de outubro de 2020 foram emitidos 3.698 registros de compra e venda de imóveis no DF. Os números quando comparados ao mesmo período de 2019, têm-se uma variação expressiva de 19,5%.

Segundo o Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo SECOVI/DF, a região de Águas Claras registra as maiores rentabilidades de 0,82% para lojas e 0,78% para salas comerciais. Taguatinga também se destacou na categoria loja com 0,69% e Brasília com 0,65% de rentabilidade.

Em relação aos imóveis residenciais, destaque nas rentabilidades de quitinete (0,51%) e apartamento com 1 dormitório (0,51%), ambos em Águas Claras. Já a região administrativa do Guará ficou em segundo lugar em rentabilidade registrando na categoria de apartamento com 2 dormitórios (0,47%) e apartamento com 3 dormitórios (0,47%).

A análise de rentabilidade indica o quanto, por meio do aluguel, o proprietário do imóvel pode obter em relação à quantidade de recursos imobilizada na propriedade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF MOVIMENTOU 17,35 BILHÕES EM 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que o segmento de revenda (mercado secundário) movimentou R$ 17,35…

PPCUB É APROVADO APÓS 11 ANOS DE DEBATE

O PPCUB - Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília - principal instrumento de política urbana de Brasília, tombado nas instâncias distrital e federal…

SECOVI/DF participou do lançamento do Balcão Único e da sanção da Lei de parcelamento do solo

Da esquerda para a direita: Ovídio Maia, presidente do SECOVI/DF; Marcelo Vaz, Secretário de Habitação (SEDUH) e José Aparecido - presidente…