Informe Jurídico: Vistoria não realizada acarreta multa para o inquilino

  • 11 de abril de 2014

A 13ª Vara Cível de Brasília decretou a rescisão de contrato de locação e a desocupação de um imóvel em Brasília, no prazo de 15 dias, sob pena de despejo compulsório.

A ação de despejo é em face da falta de pagamento dos aluguéis e descumprimento de cláusula contratual que prevê a vistoria no imóvel. O locatário impediu a realização de vistoria no imóvel, descumprindo o disposto no contrato de locação. O descumprimento acarreta ao inquilino, o pagamento de uma multa de três vezes o valor do aluguel.

O locatário alegou que não permitiu a vistoria do imóvel por entender que a mesma seria para avaliação do bem e, por haver litígio judicial, entre os locadores e os proprietários, a avaliação deveria ser feita judicialmente. Desta maneira, argumentou não ter descumprido a disposição contratual que permite a vistoria do bem.

Segundo o presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Carlos Hiram Bentes David, a vistoria do imóvel tem sido uma dificuldade recorrente encontrada pelos locadores em todo o DF. “A decisão é importante pois a vistoria é um  direito do locador e consta de uma proteção legal. Muitas vezes, os donos de imóveis têm necessidade de avaliação e, por resistência dos inquilinos, ficam prejudicados”, afirmou.

Segundo o juiz, em que pese a tentativa do demandado de interpretar o contrato segundo o entendimento que lhe favorece, não há espaço para dúvidas na redação contratual.  Portanto,  deve o locatário pagar a diferença decorrente da “equivocada interpretação contratual”. Em virtude disso, há que se reconhecer a inadimplência e a  rescisão do contrato locatício.

Quanto à vistoria, não prospera a alegação de que a mesma deveria ser feita apenas pela via judicial. Desta forma, ainda que a vistoria tivesse por fim avaliar o imóvel, estaria no âmbito da faculdade contratual reservada ao locador. Conclui-se, portanto, que houve a infração contratual, cumprindo ao demandado o pagamento da penalidade.

Com informações da Assessoria Jurídica do SECOVI/DF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVIs apresentam ao Congresso a “Agenda Legislativa” do setor imobiliário

Deputado Rafael Prudente (MDB/DF), Ovídio Maia - presidente do SECOVI/DF e Eduardo Pereira - vice-presidente Financeiro do SECOVI/DF O Sindicato da…

SECOVI/DF ALERTA SOBRE O GOLPE DO FALSO ALUGUEL

Imagem: Freepik O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), vem a público fazer um alerta sobre o golpe do falso aluguel que algumas imobiliárias…

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…