Informe Jurídico: Emissão de gases de restaurante e condomínio geram indenização

  • 4 de agosto de 2017

A Assessoria Jurídica do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) informa que a 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF deu provimento ao recurso de um grupo de moradores e condenou um restaurante e o condomínio de um edifício no Sudoeste ao pagamento de indenização por danos morais, em virtude da emissão de gases gordurosos e mal cheirosos. A decisão foi unânime.

Segundo os autores da ação, o restaurante foi instalado em desacordo com o regimento interno do condomínio e as atividades desenvolvidas pelo estabelecimento são insalubres para os moradores.

A juíza da 3ª Vara Cível de Brasília julgou improcedente o pedido de indenização. Os condôminos apelaram e, em sede recursal, o relator destacou que a perícia técnica realizada certificou que os gases lançados na cobertura do prédio pelo exaustor do restaurante podem efetivamente ser conduzidos, em virtude da ação dos ventos, para as unidades residenciais através dos dutos de ventilação ou de janelas abertas.

Para o juiz, apesar do imóvel possuir destinação mista, comercial e residencial, o regimento interno veda o funcionamento de restaurantes e de estabelecimentos com atividades afins.

Assim, a Turma deu provimento ao recurso apresentado pelos autores e condenou o restaurante a pagar R$ 20 mil e o Condomínio a restituir R$ 2 mil por danos morais aos moradores do edifício.

Com informações do TJDFT

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CIDADES SATÉLITES SÃO AS REGIÕES MAIS RENTÁVEIS PARA ALUGAR

O Boletim de Conjuntura Imobiliária do mês de maio/2024 com amostras referentes a abril divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que…

SECOVIs apresentam ao Congresso a “Agenda Legislativa” do setor imobiliário

Deputado Rafael Prudente (MDB/DF), Ovídio Maia - presidente do SECOVI/DF e Eduardo Pereira - vice-presidente Financeiro do SECOVI/DF O Sindicato da…

SECOVI/DF ALERTA SOBRE O GOLPE DO FALSO ALUGUEL

Imagem: Freepik O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), vem a público fazer um alerta sobre o golpe do falso aluguel que algumas imobiliárias…

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…