Imóveis sobem 14,6% no primeiro semestre

  • 8 de julho de 2011

O primeiro semestre terminou com aumento médio de 14,6% no preço dos imóveis no Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Recife. A valorização supera a alta de 3,14% do IGP-M, índice utilizado para reajuste dos aluguéis. A inflação medida pelo IPCA também ficou bem atrás, com evolução de 3,78% até o meio do ano.

Os dados são do Índice FipeZap, da Fipe. A instituição acompanhou o preço médio do metro quadrado nas sete cidades brasileiras.

Até agora, o Rio de Janeiro encabeça o ranking das cidades mais valorizadas com incremento de 19,5% no preço médio do metro quadrado. No Leblon, por exemplo, esse valor ultrapassou a faixa dos 15.000 reais em junho, fato inédito desde o início da série histórica, em janeiro de 2008.

Belo Horizonte e Recife também se destacam. Na capital mineira, o salto no preço médio do metro quadrado foi de 15,9%, ao passo que em Recife a alta foi de 15,1%. Salvador aparece na lanterna da lista, com valorização acumulada de 2,8% no primeiro semestre.

A variação anual do Distrito Federal também foi alta e ficou em 10,7% patamar próximo ao de Fortaleza que registrou uma variação de 9,2%.

Confira os dados de junho para as sete cidades monitoradas pelo FipeZap:

Cidade

Variação em junho (%)

Variação no ano (%)

Rio de Janeiro

3

19,5

Belo Horizonte

1,5

15,9

Recife

3,1

15,1

São Paulo

2.6

14

Distrito Federal

1,3

10,7

Fortaleza

2,4

9,2

Salvador

-0,6

2,8

 

Fonte: Exame online

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF MOVIMENTOU 17,35 BILHÕES EM 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que o segmento de revenda (mercado secundário) movimentou R$ 17,35…

PPCUB É APROVADO APÓS 11 ANOS DE DEBATE

O PPCUB - Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília - principal instrumento de política urbana de Brasília, tombado nas instâncias distrital e federal…