Imóveis que foram ampliados terão IPTU mais caro

  • 17 de maio de 2017

O governo do Distrito Federal irá cobrar, este ano, uma taxa de IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – mais alta para os imóveis que sofreram ampliação de construções desde o habite-se. A Secretaria de Fazenda do DF utilizou a aerofotogrametria, uma técnica por imagens aéreas, para mapear todas as novas edificações.

O sistema permite uma comparação de cada moradia. O novo valor vale para quem fez uma churrasqueira, um puxadinho ou qualquer tipo de benfeitoria de ampliação do imóvel.

Proprietários de casas nos lagos Sul e Norte, por exemplo, que nunca registraram as melhorias em seus terrenos terão que pagar mais caro. Para a Fazenda, a medida trata-se de uma “justiça fiscal”. O contribuinte vai pagar mais, de acordo com a real situação do imóvel.

O novo sistema foi adquirido pela Terracap e tem outras destinações, como a fiscalização e a regularização fundiária.

O IPTU começa a ser cobrado em junho e vai até novembro, podendo ser pago em seis parcelas mensais.

Com informações do Correio Braziliense

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF MOVIMENTOU 17,35 BILHÕES EM 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que o segmento de revenda (mercado secundário) movimentou R$ 17,35…

PPCUB É APROVADO APÓS 11 ANOS DE DEBATE

O PPCUB - Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília - principal instrumento de política urbana de Brasília, tombado nas instâncias distrital e federal…