Habite-se, pelo amor de Deus!

  • 20 de novembro de 2015

Por Cláudio Sampaio – presidente da Associação Brasiliense dos Advogados do Mercado Imobiliário

O Decreto Distrital nº 19.915/98, em seu artigo 8º, dá ao Distrito Federal um prazo de até 8 dias para aprovar um projeto, de 2 dias para emitir um alvará de construção, de 5 dias para realizar a vistoria de um empreendimento e de 2 dias para expedir a carta de Habite-se. Infelizmente, o excesso de burocracia tem extrapolado todos esses prazos!!!

Dados comprovam haver, atualmente, no Distrito Federal quase 10.000 unidades imobiliárias concluídas, desocupadas e vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros e pelas concessionárias de serviços públicos. Porém, encontram-se longe de serem entregues aos adquirentes, por falta de habite-se.

Vale esclarecer que mesmo após o habite-se, eventuais imperfeições em obras poderão aparecer e serem resolvidas judicialmente, por ação dos interessados.

Precisamos não afastar mais tantas famílias do sonho da moradia, direito previsto no artigo 6º, caput, da Carta Magna, pois, indubitavelmente, obras prontas (e seguras) acarretam o direito – líquido e certo – às suas cartas de habite-se.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REGIÕES DO DF TÊM VALORES DIFERENCIADOS DO METRO QUADRADO PARA IMÓVEIS USADOS

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de fevereiro, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que um apartamento de 1…

FEVEREIRO REGISTRA RECORDE DE 3.8 BILHÕES EM VENDAS DE IMÓVEIS

Em 2022, o Volume Geral de Vendas (VGV) de imóveis acumulado até o mês de fevereiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R$ 7,03…

SECOVI/DF CELEBRA POSSE DA NOVA DIRETORIA

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (SECOVI/DF) promoveu um almoço de confraternização para…

VENDA DE IMÓVEIS EM JANEIRO DE 2022 DOBRA EM RELAÇÃO À 2021

O Volume Geral de Vendas (VGV) acumulado até o mês de janeiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R $3,16 bilhões, superando o mês…