O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) em parceria com o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis da 8ª região (CRECI/DF) realizaram um Encontro para debater o uso das garantias locatícias.
O palestrante, Jaques Bushatsky – diretor de locação do SECOVI/SP, explanou sobre as principais garantias locatícias. As modalidades previstas, são:
– caução;
– fiador;
– seguro fiança;
– cessão fiduciária;
– quotas de fundos de investimentos.
Segundo ele, essa é uma matéria que gera muita preocupação por se tratar da segurança do negócio imobiliário. Por isso, a nova Lei do Inquilinato – nº 12.112/09 – foi criada para facilitar os futuros problemas jurídicos de alugueis atrasados e, consequentemente, ações de despejo. “Mesmo com a nova lei, o seguro fiança continua sendo a melhor e mais segura garantia para o proprietário de imóveis”, explica Jaques.
Em consequência disso, o setor de seguro fiança vem crescendo muito no país. Uma das maiores seguradoras do Brasil possui 94,5% de sua carteira de seguros na parte de fiança locatícia.
Para José Carlos De Lucca Júnior, representante de seguradora, o seguro fiança traz garantias tanto para o locador como para o locatário. “Se você coloca na ponta do lápis, há uma redução de custos. Sem contar a facilidade operacional que fica toda a cargo da seguradora, economizando a mão de obra da imobiliária. Para o inquilino, acaba o constrangimento de sair em busca de um fiador”, explica.
O Encontro reuniu representantes de imobiliárias e dezenas de corretores de imóveis na sede do CRECI/DF.
O presidente do SECOVI/DF, Carlos Hiram Bentes David, encerrou a palestra alertando sobre as diversas formas utilizadas para se alugar um imóvel. “Todo o cuidado, é pouco, na hora de assinar um contrato. O aluguel garantido já fechou várias empresas em Brasília”, finalizou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF