O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulgou em parceria com a Econsult, empresa júnior do Deptº de Economia da Universidade de Brasília (UNB), o Anuário 2016 do Mercado Imobiliário do DF.
O Índice Secovi utilizado para refletir o comportamento geral dos preços dos imóveis ofertados no Distrito Federal, tanto para venda quanto para locação, mostrou duas curvas distintas.
O Índice de Comercialização que apresenta a variação dos preços dos imóveis para venda no DF, ao longo de 2016 sofreu quedas constantes até setembro. De outubro em diante, foram verificados aumento nos preços ofertados, o que mostra uma recuperação do mercado para 2017. Para os economistas, esse movimento de recuperação deve-se ao aumento dos índices de confiança que são dados atrelados e sensíveis às mudanças políticas. “A estabilização do índice de preços de valor venal dos imóveis aponta para uma retomada branda de preços”, explicou o presidente do SECOVI/DF, Carlos Hiram Bentes David.
Já o Índice Secovi de Locação que apresenta a variação dos preços dos imóveis ofertados para aluguel foi negativo durante todo o ano passado. Segundo o Anuário, em 2016 o índice teve um acumulado de -4,85%.
Para Carlos Hiram, o destaque entre a curva de vendas e a de locação é a redução da taxa básica de juros e a disponibilidade de crédito habitacional pelos bancos públicos e privados para quem deseja adquirir a casa própria. Porém, o mercado de aluguel é afetado diretamente pelo desemprego, pela diminuição da renda e pela inflação que ainda assolam o país.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF