Câmara de Serviços Imobiliários faz balanço de 2015

  • 4 de dezembro de 2015

A Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI) fechou o ciclo de debates do ano fazendo uma análise do contrato de Corretor Associado e os índices nacionais que registraram aumento na oferta de aluguéis para locação e venda de imóveis em todo o país. A CBCSI também fez previsões do mercado imobiliário para 2016, em vista da atual situação político-econômica do país.

A advogada do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Fernanda Gadelha, apontou a baixa quantidade de registros de contratos de corretores associados e alguns dos motivos foram as taxas de adesão e contribuição sindical. Para reverter o quadro, Fernanda afirmou ser “necessária mudança de postura”, ao comentar a Lei do Corretor Associado (n° 13.097/15), pela qual os corretores poderão se associar a imobiliárias, mantendo sua autonomia profissional sem que seja configurado qualquer vínculo, inclusive empregatício ou previdenciário.

O vice-presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, comentou sobre a inscrição dos corretores de imóveis como Microempreendedor Individual, o MEI.  “Acreditamos que o MEI é a solução para o enquadramento da categoria, pois através dele cada um poderá emitir a nota fiscal de sua parte na venda”, afirmou.

Com informações da CNC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VOLUME GERAL DE VENDAS ATÉ ABRIL DE 2022 SUPERA 2021 EM 9,5 BI

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de abril, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), informa que em 2022 o Volume…

REGIÕES DO DF TÊM VALORES DIFERENCIADOS DO METRO QUADRADO PARA IMÓVEIS USADOS

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de fevereiro, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que um apartamento de 1…

FEVEREIRO REGISTRA RECORDE DE 3.8 BILHÕES EM VENDAS DE IMÓVEIS

Em 2022, o Volume Geral de Vendas (VGV) de imóveis acumulado até o mês de fevereiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R$ 7,03…

SECOVI/DF CELEBRA POSSE DA NOVA DIRETORIA

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (SECOVI/DF) promoveu um almoço de confraternização para…