Cai a Lei dos Hidrômetros Individuais

  • 27 de agosto de 2009
Agora, a individualização dos hidrômetros nos apartamentos não é mais obrigatória

O Distrito Federal tem cerca de cinco mil prédios, mas apenas 15% aderiram à individualização dos hidrômetros. Desde 2005, estava em vigor uma lei que obrigava os condomínios a implantarem um medidor de água para cada apartamento.

Mas uma nova lei publicada no final do mês passado, no Diário Oficial, diz que a individualização dos hidrômetros não é mais obrigatória. A decisão fica por conta dos moradores. Se optarem por não separar os medidores, os síndicos dos condomínios devem comunicar a decisão à Agência Reguladora de Águas do DF (Adasa). Com a nova lei, pelo menos 70% dos condomínios estão desistindo da individualização, principalmente, por causa do custo.

“A conta de água não diminuiu em quantitativos, porque a Caesb passa a cobrar uma taxa mínima de consumo de cada apartamento”, diz o presidente do Sindicondomínio, Delzio Júnior.

Mas Adeilson Duarte, síndico de um prédio no Sudoeste, discorda. Segundo ele há quatro meses a conta já vem individualizada. “Os moradores estão se conscientizando, apesar de terem gasto cerca de  2.600 reais pela separação dos hidrômetros, os benefícios apareceram. A conta geral que chega para o condomínio ficou 40% mais baixa”, afirma.

Fonte: DF/TV

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VOLUME GERAL DE VENDAS ATÉ ABRIL DE 2022 SUPERA 2021 EM 9,5 BI

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de abril, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), informa que em 2022 o Volume…

REGIÕES DO DF TÊM VALORES DIFERENCIADOS DO METRO QUADRADO PARA IMÓVEIS USADOS

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de fevereiro, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que um apartamento de 1…

FEVEREIRO REGISTRA RECORDE DE 3.8 BILHÕES EM VENDAS DE IMÓVEIS

Em 2022, o Volume Geral de Vendas (VGV) de imóveis acumulado até o mês de fevereiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R$ 7,03…

SECOVI/DF CELEBRA POSSE DA NOVA DIRETORIA

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (SECOVI/DF) promoveu um almoço de confraternização para…