BOLETIM MOSTRA QUE NÚMERO DE IMÓVEIS DESOCUPADOS CRESCEU NO DF

  • 24 de julho de 2015

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de junho, divulgado esta semana pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apresenta um novo gráfico que mensura o aumento do número de imóveis disponíveis para locação e venda no DF.

A amostra de junho foi a maior observada este ano. Entre janeiro a junho de 2015, o número de imóveis desocupados no Distrito Federal passou de 46.518 para 52.987 imóveis. Os números referem-se a 20,26% de imóveis desocupados para comercialização e 11,88% para locação, apenas no primeiro semestre deste ano.

Segundo, o presidente do SECOVI/DF, Hiram David, esse quadro não deve ser imputado, simploriamente, ao mercado imobiliário. “É extremamente importante percebermos que os números são frutos da condução trágica da política econômica brasileira”, informou.

O aumento do desemprego e da inadimplência, a alta da inflação ultrapassando a meta, uma taxa de juros (Selic) que esteve a 7,25% a.a. e agora aproxima-se dos 14%, uma taxa negativa do PIB e uma política de restrição ao crédito contribuem para o agravamento do quadro.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou, entre maio e junho, uma queda de 1,4 pontos percentuais demonstrando o 2º valor mais baixo do primeiro semestre de 2015, passando de 85,1 para 83,9 pontos.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apontou em junho de 2015 o menor nível histórico desde outubro de 2005. Entre maio e junho, o índice passou de 71,6 para 68,1 pontos, o que representa uma diminuição de 4,9% ou 3,5 pontos.

Confira a íntegra da pesquisa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVIs apresentam ao Congresso a “Agenda Legislativa” do setor imobiliário

Deputado Rafael Prudente (MDB/DF), Ovídio Maia - presidente do SECOVI/DF e Eduardo Pereira - vice-presidente Financeiro do SECOVI/DF O Sindicato da…

SECOVI/DF ALERTA SOBRE O GOLPE DO FALSO ALUGUEL

Imagem: Freepik O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), vem a público fazer um alerta sobre o golpe do falso aluguel que algumas imobiliárias…

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…