A Taxa Selic e o impacto no mercado imobiliário

  • 1 de dezembro de 2017

A SELIC é a taxa média de juros que o governo brasileiro paga quando realiza empréstimos tomados de instituições bancárias. A tendência é que quanto mais ela cresça mais os bancos emprestem dinheiro ao governo a fim de aumentar os seus rendimentos. 

Uma vez que ela diminui, os bancos tendem a liberar mais empréstimos direto ao consumidor, aumentando a oferta de capital disponível no mercado.

Este é um dos fatores que influenciam na retomada do setor imobiliário, além da confiança do consumidor que está crescendo perante a economia.

 

A expectativa é animadora pois a Selic foi reduzida de 8,25% para 7,5% ao ano no último mês de outubro. Estima-se que a taxa de juros tenha nova queda, chegando aos 7% ainda em dezembro, será o menor patamar desde abril de 2013. Com isso, a oferta de crédito dá os primeiros sinais para a recuperação do mercado imobiliário.

Com agências

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF participou do lançamento do Balcão Único e da sanção da Lei de parcelamento do solo

Da esquerda para a direita: Ovídio Maia, presidente do SECOVI/DF; Marcelo Vaz, Secretário de Habitação (SEDUH) e José Aparecido - presidente…

DADOS DO MERCADO IMOBILIÁRIO INDICAM QUE 2023 FECHARÁ NO POSITIVO

O Boletim de Conjuntura Imobiliária de outubro com amostras referentes ao mês de setembro/2023 e divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comprova…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF SEGUE AQUECIDO NO 2º SEMESTRE DE 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária de setembro com amostras referentes ao mês de agosto/2023 e divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comprova…

SECOVI/DF DIVULGA BALANÇO SEMESTRAL DO MERCADO IMOBILIÁRIO

[caption id="attachment_100730" align="alignleft" width="304"] Rogério Oliveira, vice-presidente de lançamentos imobiliários do SECOVIDF O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulgou o Boletim de Conjuntura…