A RETOMADA DO MERCADO IMOBILIÁRIO

  • 15 de setembro de 2017

Os dados apresentados no último Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), referente ao mês de julho, refletem a expectativa de retomada do mercado imobiliário. Um dos pontos verificados foi a redução da taxa básica de juros (SELIC) que atingiu o valor de 9,25%. Essa redução estimula o financiamento imobiliário e, consequentemente, aumenta a demanda por imóveis. Outro ponto que merece destaque é a troca de ativos. Ou seja, o investidor troca as aplicações do mercado financeiro e volta a investir no setor imobiliário, o que também estimula o mercado de imóveis.

Vale ressaltar, a redução no estoque de imóveis novos. Em 2013, tínhamos cerca de 18.000 imóveis em estoque. Já no ano passado, esse número caiu para 10.000 gerando um ponto de equilíbrio para o setor e, atualmente, o estoque de lançamentos está em torno de 4.800 unidades considerado baixo, o que estimula o mercado.

Podemos citar também, o crescimento do Produto Interno Bruno (PIB), no segundo trimestre deste ano, em 0,2 pts que foi  impulsionado pelo setor de comércio e serviços demonstrando um quadro otimista para o setor. A Taxa de Desocupação ficou em 13%, registrando o quarto recuo consecutivo do ano, o que é, extremamente, positivo.

Em relação às cotações do mercado, a maior variação registrada foi do índice IMOB – BM&FBOVESPA Imobiliário – que apresentou crescimento de 9,94%, refletindo uma valorização das ações e títulos que compõem as empresas relacionadas ao mercado imobiliário.

 

Confira a íntegra da pesquisa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF CRIA A VICE-PRESIDÊNCIA DE LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) criou a Vice-Presidência Extraordinária de Lançamentos Imobiliários e empossou o empresário do setor, Rogerio Oliveira. De acordo…

VENDA DE IMÓVEIS SUPERA 2 BILHÕES EM OUTUBRO

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que a variação do Volume Geral de Vendas, o VGV,…

Mercado Imobiliário do DF supera 15 bilhões em venda de imóveis em 2021

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) informa com base nos dados do Sistema Integral de Gestão Governamental…

SECOVI/DF SE REÚNE COM O SESC PARA FIRMAR PARCERIAS 

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) se reuniu essa semana com o diretor regional do SESC/DF, Valcides de Araújo Silva, para firmar parcerias…