A 5ª edição do Cityscape Latin America, o maior encontro executivo do mercado imobiliário brasileiro, contou com a participação de renomados especialistas da economia nacional e chegaram a conclusão de que não há uma bolha no mercado de imóveis, e sim, o atual momento reflete o crescimento da economia.
Durante o evento foi constatado que o percentual do financiamento imobiliário em relação ao PIB brasileiro ainda é baixo – projeção para 2011 em 5,1%, mas a taxa tem crescido de forma moderada. Outra informação relevante é que os valores dos financiamentos no Brasil estão entre 58% e 75% do valor do bem, com prazos de até 30 anos de pagamento (tempo médio não atinge os 20 anos). O comprometimento da renda também é limitado, em apenas 30%.
Além disso, concluiu-se que os preços tendem a se estabilizar, porém não deverão mudar de patamar. Os estados do Rio e São Paulo deverão seguir o mesmo padrão de valorização de mercados maduros: espaços de qualidade em zonas centrais, servidos de melhor infraestrutura têm valores mais elevados; já os novos distritos deverão, cada vez mais, funcionar como alternativas para ocupação.
Fonte: Secovi Rio