SECOVI/DF condena reprovação de novo bairro pelo Iphan

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) condenou o parecer técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que reprovou proposta da Terracap para a criação de um novo bairro no Jóquei Clube e na Quaresmeira, localizados no Guará. 


O setor habitacional será construído em uma área de aproximadamente 272 hectares que pertence à Terracap. A estatal planeja dois empreendimentos distintos que serão interligados por meio da Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

A aprovação do IPHAN é necessária por se tratar de um local no entorno do Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB). De acordo com o órgão, o  material encaminhado pela Terracap foi considerado, apenas, como uma consulta prévia e que para a análise conclusiva do projeto urbanístico, em relação ao impacto do ponto de vista patrimonial, é preciso sanar algumas dúvidas levantadas no parecer técnico nº 67/2020.

Para o presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, enquanto a grilagem, a ocupação de terras públicas e a criação de cidades irregulares correm soltas no Distrito Federal. Um estudo feito pela Terracap que engloba impacto na paisagem com dois cenários de alturas para edificações, não passou pela aprovação do IPHAN. “Isso, realmente, é um absurdo! Deixam tudo acontecer, agora realizar obras de forma correta, não pode”, desabafou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF informa: MPT confirma benefícios somente para associados

A Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região sob a égide da Lei 13.467/2017, a nova legislação trabalhista, confirma que benefícios como: vale-alimentação, vale-transporte, Participação…

ITBI TEM ALTA DE 70,8% EM OUTUBRO NA VENDA DE IMÓVEIS NO DF

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) informa que o mercado imobiliário segue em contínua alta, mesmo em época de pandemia, registrando uma variação…

SECOVI/DF – NOTA DE FALECIMENTO

É com imenso pesar que o Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comunica o falecimento de Pablo Balduíno de Magalhães, sócio-diretor da Imobiliária Atendeu,…

CONPLAN APROVA REVISÃO DA LUOS

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) aprovou, por unanimidade, a minuta do projeto de lei complementar de revisão da Lei de…