Nova modalidade de financiamento imobiliário é positiva para o setor

A linha de crédito imobiliário atrelada à inflação, lançada pela Caixa Econômica Federal, e que será medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) irá impactar positivamente o setor de imóveis do país.

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia, acredita que a nova modalidade de financiamento também irá acirrar a concorrência entre os bancos, o que beneficiará o tomador do crédito. “Se compararmos com o setor do agronegócio brasileiro que é um dos poucos que vem se mantendo crescente e expandindo ano a ano , lastreado nas boas condições de financiamento e crédito acessível, teremos um reaquecimento em toda a cadeia produtiva da construção civil”, informou.

A linha anunciada pela CEF será para imóveis residenciais enquadrados no Sistema Financeiro da Habitação e no Sistema Financeiro Imobiliário. Segundo a Caixa, a taxa mínima será de IPCA + 2,95% ao ano e a taxa máxima será de IPCA + 4,95% ao ano. As taxas valerão para novos contratos e entrarão em vigor a partir de 26 de agosto. Já, a adesão à nova modalidade será facultativa, ou seja, o cliente poderá optar por aderir ou não ao formato. Além disso, os contratos terão prazo máximo de 30 anos e o financiamento será de até 80% do valor do imóvel.

É importante ressaltar que a parcela vai ser recalculada mensalmente, de acordo com a inflação divulgada pelo IBGE e o consumidor que optar pela modalidade de correção pelo IPCA não poderá alterar o contrato para ter a correção pela Taxa Referencial.

A CEF disponibilizou R$ 10 bilhões para a nova linha de crédito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secovi-DF debate sobre o mercado de lançamentos de imóveis

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) realizou, na última reunião ordinária do ano, um debate sobre o mercado de lançamentos de imóveis. O…

Dados comprovam a retomada do setor imobiliário no DF

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulgou o penúltimo boletim imobiliário do ano de 2019, a amostragem é referente ao mês de outubro…

Informe Jurídico: ITBI deve ter como base valor da venda do imóvel e não tabela do DF

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) informa que o 1º Juizado Especial da Fazenda Pública do DF entendeu que conforme o Código Tributário…

Secovi-DF recebe representantes da SEDUH e Terracap

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) recebeu o Subsecretário de Parcelamento e Regularização Fundiária da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação…