VENDAS DE IMÓVEIS CRESCERAM 24% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que foram vendidos mais de 10 bilhões de reais de imóveis de terceiros no DF.

As vendas do primeiro semestre de 2024 cresceram 24,36% quando comparadas com o mesmo período do ano passado. Para o presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, esse crescimento se deve, em especial, ao fato de as pessoas estarem migrando seus investimentos do mercado financeiro para o imobiliário.“Os imóveis são boas opções de investimento porque além de estarem sempre se valorizando, podem gerar receitas mensais com os aluguéis”, complementou Ovídio.

No Distrito Federal os imóveis valorizaram 8,44% nos últimos 12 meses, gerando rentabilidades com aluguel acima de 6% ao ano.

LANÇAMENTOS

De acordo com o Boletim, foram lançados 19 empreendimentos imobiliários no primeiro semestre de 2024. As três regiões que mais receberam lançamentos imobiliários no DF foram o Setor Noroeste, Samambaia e Sobradinho.

Se compararmos os números com os anos anteriores, houve uma redução na quantidade de lançamentos. No primeiro semestre de 2023 o Distrito Federal recebeu 29 lançamentos e no primeiro semestre de 2022 foram 26 lançamentos.

Para o vice-presidente de lançamentos imobiliários do SECOVI-DF, Rogerio Oliveira, a redução na quantidade de lançamentos observada no primeiro semestre, não representa desaceleração do setor. “O que ocorreu foi uma mudança no perfil dos empreendimentos. Neste ano foram lançados empreendimentos maiores, com mais torres e mais unidades por torre”, explica Rogério.

O vice-presidente de lançamentos destaca ainda que a velocidade de vendas de imóveis em construção no DF foi alta neste primeiro semestre.