Tribunal uniformiza entendimento sobre comissão de corretagem​

  • 10 de setembro de 2015

Dando fim a uma celeuma que abarrotou o Judiciário Brasiliense nos últimos cinco anos, a Turma de Uniformização de Jurisprudência do TJDFT,  entendeu ser legal os adquirentes pagarem as comissões relativas à intermediação em contratos de compra e venda de imóveis.

Segundo os juízes que analisaram o caso, o pagamento para as imobiliárias e corretores afigura-se válido, nos termos do art. 724 do Código Civil e do art. 6º, III, da Lei nº 8.078/90, desde que, tendo sido exitoso o negócio, o comprador não arque, incluindo a comissão, com preço superior ao total combinado na proposta, bem como que ele dê ciência, em documento por escrito, sobre ter assumido tal responsabilidade.

Fonte: ABRAMI-DF.​

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretoria do SECOVI/DF participou do relançamento do livro “A invenção da Superquadra”

O presidente do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia e diversos diretores da entidade participaram da cerimônia de relançamento do livro “A…

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…