Sistema de Registro Único de Imóveis é regulamentado

  • 13 de maio de 2016

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comemorou a criação do Sistema de Registro Único de Imóveis, que será administrado pela Receita Federal.

A criação do Sinter (Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais) estava prevista desde 2009. De acordo com a Receita, o sistema irá reunir informações de todos os imóveis urbanos e rurais no país com dados sobre propriedade, vendas, doações, garantias para operações de crédito e geolocalização.

O presidente do SECOVI/DF, Carlos Hiram Bentes David, explica que cada imóvel terá um código identificador. “O sistema funcionará semelhante ao Renavam de veículos”, comentou.

As imobiliárias, na hora de finalizar um negócio, encontram dificuldades em identificar os bens e seus proprietários em âmbito nacional devido a quantidade de informações espalhadas em cartórios de diversos estados  e que não possuem uma interligação. Segundo o SECOVI/DF, com o  Sinter será possível detectar tentativas de venda de imóveis dados como garantias de dívidas, além de agilizar processos de penhora e bloqueio de bens.

O Sinter poderá ser acessado  por órgãos e entidades federais, pelos serviços de registros públicos e notariais e pelas administrações tributárias dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

A expectativa é que o Sistema entre em funcionamento no segundo semestre de 2017.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REGIÕES DO DF TÊM VALORES DIFERENCIADOS DO METRO QUADRADO PARA IMÓVEIS USADOS

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de fevereiro, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que um apartamento de 1…

FEVEREIRO REGISTRA RECORDE DE 3.8 BILHÕES EM VENDAS DE IMÓVEIS

Em 2022, o Volume Geral de Vendas (VGV) de imóveis acumulado até o mês de fevereiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R$ 7,03…

SECOVI/DF CELEBRA POSSE DA NOVA DIRETORIA

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (SECOVI/DF) promoveu um almoço de confraternização para…

VENDA DE IMÓVEIS EM JANEIRO DE 2022 DOBRA EM RELAÇÃO À 2021

O Volume Geral de Vendas (VGV) acumulado até o mês de janeiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R $3,16 bilhões, superando o mês…