Sistema de Registro Único de Imóveis é regulamentado

  • 13 de maio de 2016

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comemorou a criação do Sistema de Registro Único de Imóveis, que será administrado pela Receita Federal.

A criação do Sinter (Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais) estava prevista desde 2009. De acordo com a Receita, o sistema irá reunir informações de todos os imóveis urbanos e rurais no país com dados sobre propriedade, vendas, doações, garantias para operações de crédito e geolocalização.

O presidente do SECOVI/DF, Carlos Hiram Bentes David, explica que cada imóvel terá um código identificador. “O sistema funcionará semelhante ao Renavam de veículos”, comentou.

As imobiliárias, na hora de finalizar um negócio, encontram dificuldades em identificar os bens e seus proprietários em âmbito nacional devido a quantidade de informações espalhadas em cartórios de diversos estados  e que não possuem uma interligação. Segundo o SECOVI/DF, com o  Sinter será possível detectar tentativas de venda de imóveis dados como garantias de dívidas, além de agilizar processos de penhora e bloqueio de bens.

O Sinter poderá ser acessado  por órgãos e entidades federais, pelos serviços de registros públicos e notariais e pelas administrações tributárias dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

A expectativa é que o Sistema entre em funcionamento no segundo semestre de 2017.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVIs apresentam ao Congresso a “Agenda Legislativa” do setor imobiliário

Deputado Rafael Prudente (MDB/DF), Ovídio Maia - presidente do SECOVI/DF e Eduardo Pereira - vice-presidente Financeiro do SECOVI/DF O Sindicato da…

SECOVI/DF ALERTA SOBRE O GOLPE DO FALSO ALUGUEL

Imagem: Freepik O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), vem a público fazer um alerta sobre o golpe do falso aluguel que algumas imobiliárias…

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…