SINDICATO PARTICIPA DA 102ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO

  • 8 de julho de 2013

Como ocorre anualmente, realiza-se no mês de junho a Conferencia Internacional do Trabalho em Genebra, Suíça, com representantes dos 185 estados-membros que, por obrigação constitucional, enviam delegações tripartites constituídas de representantes do governo, dos empregados e trabalhadores.

O Brasil integra a OIT (Organização Internacional do Trabalho) desde sua instituição em 1919 e sempre teve uma relevante atuação no órgão, ocupando um dos dez postos governamentais da entidade destinados aos países de maior importância industrial e econômica, sendo eles: Alemanha, Brasil, França, Índia, Japão, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos.

A Conferência Internacional do Trabalho é o órgão supremo da OIT e a sua Constituição dispõe que cada delegação de um estado-membro se comporá de quatro representantes sendo dois delegados do governo, um delegado empregador e um delegado trabalhador.

O Brasil, neste ano, teve como delegado empregador a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura. A delegação brasileira era composta de 129 membros representando governo, empregadores e trabalhadores.

Integraram a delegação o Ministério do Trabalho e Emprego, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e o procurador-geral do Trabalho, representantes do Congresso Nacional e, representando o empresariado de Brasília, Miguel Setembrino, 1º vice-presidente da FECOMÉRCIO-DF e presidente do Conselho Consultivo do SECOVI-DF, que integrou a comitiva de representantes da Confederação Nacional do Comércio.

A igualdade de gênero, o trabalho decente, o desenvolvimento sustentável, o novo contexto demográfico e muitas outras questões relevantes ao mundo do trabalho infantil foram debatidas e serão tema da III Conferência Mundial a ser realizada em Brasília no período de 8 a 10 de outubro deste ano, sob a orientação da chefe da missão diplomática junto à OIT, embaixatriz Nazareth Farani Azevedo.

Para Miguel Setembrino, o Brasil, graças à sua atuação, é uma voz ouvida e respeitada naquele importante foro internacional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CIDADES SATÉLITES SÃO AS REGIÕES MAIS RENTÁVEIS PARA ALUGAR

O Boletim de Conjuntura Imobiliária do mês de maio/2024 com amostras referentes a abril divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que…

SECOVIs apresentam ao Congresso a “Agenda Legislativa” do setor imobiliário

Deputado Rafael Prudente (MDB/DF), Ovídio Maia - presidente do SECOVI/DF e Eduardo Pereira - vice-presidente Financeiro do SECOVI/DF O Sindicato da…

SECOVI/DF ALERTA SOBRE O GOLPE DO FALSO ALUGUEL

Imagem: Freepik O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), vem a público fazer um alerta sobre o golpe do falso aluguel que algumas imobiliárias…

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…