Setor imobiliário demonstra recuperação com aumento de empregos na construção civil

  • 28 de setembro de 2017

O setor econômico que mais cresceu, nos últimos meses, no Distrito Federal  foi o da construção civil que apresentou aumento de 3,5% na quantidade de empregados. Esses dados são da Companhia de Planejamento do DF, a Codeplan. Isto demonstra uma recuperação do setor imobiliário com a construção de novas unidades habitacionais.

 

Já na administração pública, o acréscimo foi de 3,3%. No comércio, houve um aumento de 6 mil pessoas empregadas. Porém nos serviços e na indústria de transformação, o número reduziu em 0,3% e 2%, respectivamente. O balanço da Codeplan ainda aponta que a quantidade de autônomos diminuiu em 3,5% e o número de carteiras assinadas teve um crescimento de 2,2%. Já o total de trabalhadores sem carteira reduziu em 3 mil. Os dados demonstram que a economia está se movimentando em busca de um reaquecimento.

Apesar do avanço nos últimos cinco meses, a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) aponta que ainda são 306 mil desempregados na capital federal.Também de julho a agosto, cerca de 10 mil habitantes deixaram de fazer parte da população economicamente ativa do DF.  

A PED é produzida com base em consultas domiciliares feitas mensalmente. Os pesquisadores frequentam residências e pedem o preenchimento de questionários relativos à situação ocupacional dos membros. A amostra conta com 7.548 domicílios por trimestre, sendo 2.516 a cada mês. Com base na análise dos dados, é feita uma média móvel. O trabalho é realizado pela Codeplan em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Secretaria do Trabalho (Setrab/DF) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo (Seade/SP).

Com informações do Correioweb

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF ALERTA SOBRE O GOLPE DO FALSO ALUGUEL

Imagem: Freepik O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), vem a público fazer um alerta sobre o golpe do falso aluguel que algumas imobiliárias…

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF MOVIMENTOU 17,35 BILHÕES EM 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que o segmento de revenda (mercado secundário) movimentou R$ 17,35…