SECOVI/DF DEBATE TEMAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO NA CBCSI

  • 4 de abril de 2012
O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) e mais 14 representantes de outros estados brasileiros participaram de uma reunião na Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI), realizada no último dia 20 de março, na sede da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – para tratar de assuntos pertinentes ao mercado.

Foram debatidos os projetos de lei (PLs) em andamento no Congresso Nacional, como, o Built-to-Suit ( termo imobiliário usado para identificar os contratos de locação a longo prazo no qual o imóvel é construído para atender os interesses de um  locatário pré-determinado). Segundo o vice-presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, o projeto está pronto para ir à votação e foi discutido também o PL que trata da Cessão Fiduciária uma alternativa de fiança locatícia..

Os representantes dos SECOVIs finalizaram o modelo de um indicador nacional  para o mercado. “A ideia é que o indicador sirva como um balizador de investimentos indicando as melhores áreas para investir”, informa Ovídio.

O  presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Hereda, também esteve presente ao evento e prometeu continuar a ceder financiamentos para o setor imobiliário em 2012 e se disponibilizou a rediscutir questões do Programa Minha Casa, Minha Vida. 

“Estamos muito animados a continuar essa trajetória de créditos imobiliários. A cada ano ultrapassamos os recordes dos números de concessão de crédito e a Caixa continua com a mesma vontade esse ano”, afirmou Hereda.

A Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários tem se empenhado em  atender o governo no Prograna Minha Casa, Minha Vida. Além de discutir o apoio mais firme da Caixa, realiza projetos sociais com os futuros proprietários. O Secovi/Rio tem feito reuniões de conscientização das pessoas que estão sendo beneficiadas com o Programa. “Ensinamos como cuidar de um condomínio, por exemplo”, explica Pedro Wähmann, coordenador geral da Câmara.

Os coordenadores das áreas de Locação, condomínios, Incorporações, Desenvolvimento Urbano e do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) da CBCSI também discutiram o seguro obrigatório dos Condomínios, vistoria das edificações, regulamentação da profissão de Síndico-Administrador e assuntos relativos ao Código Florestal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REGIÕES DO DF TÊM VALORES DIFERENCIADOS DO METRO QUADRADO PARA IMÓVEIS USADOS

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de fevereiro, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que um apartamento de 1…

FEVEREIRO REGISTRA RECORDE DE 3.8 BILHÕES EM VENDAS DE IMÓVEIS

Em 2022, o Volume Geral de Vendas (VGV) de imóveis acumulado até o mês de fevereiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R$ 7,03…

SECOVI/DF CELEBRA POSSE DA NOVA DIRETORIA

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (SECOVI/DF) promoveu um almoço de confraternização para…

VENDA DE IMÓVEIS EM JANEIRO DE 2022 DOBRA EM RELAÇÃO À 2021

O Volume Geral de Vendas (VGV) acumulado até o mês de janeiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R $3,16 bilhões, superando o mês…