SECOVI/DF DEBATE TEMAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO NA CBCSI

  • 4 de abril de 2012
O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) e mais 14 representantes de outros estados brasileiros participaram de uma reunião na Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI), realizada no último dia 20 de março, na sede da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – para tratar de assuntos pertinentes ao mercado.

Foram debatidos os projetos de lei (PLs) em andamento no Congresso Nacional, como, o Built-to-Suit ( termo imobiliário usado para identificar os contratos de locação a longo prazo no qual o imóvel é construído para atender os interesses de um  locatário pré-determinado). Segundo o vice-presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, o projeto está pronto para ir à votação e foi discutido também o PL que trata da Cessão Fiduciária uma alternativa de fiança locatícia..

Os representantes dos SECOVIs finalizaram o modelo de um indicador nacional  para o mercado. “A ideia é que o indicador sirva como um balizador de investimentos indicando as melhores áreas para investir”, informa Ovídio.

O  presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Hereda, também esteve presente ao evento e prometeu continuar a ceder financiamentos para o setor imobiliário em 2012 e se disponibilizou a rediscutir questões do Programa Minha Casa, Minha Vida. 

“Estamos muito animados a continuar essa trajetória de créditos imobiliários. A cada ano ultrapassamos os recordes dos números de concessão de crédito e a Caixa continua com a mesma vontade esse ano”, afirmou Hereda.

A Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários tem se empenhado em  atender o governo no Prograna Minha Casa, Minha Vida. Além de discutir o apoio mais firme da Caixa, realiza projetos sociais com os futuros proprietários. O Secovi/Rio tem feito reuniões de conscientização das pessoas que estão sendo beneficiadas com o Programa. “Ensinamos como cuidar de um condomínio, por exemplo”, explica Pedro Wähmann, coordenador geral da Câmara.

Os coordenadores das áreas de Locação, condomínios, Incorporações, Desenvolvimento Urbano e do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) da CBCSI também discutiram o seguro obrigatório dos Condomínios, vistoria das edificações, regulamentação da profissão de Síndico-Administrador e assuntos relativos ao Código Florestal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…

SECOVI e SENAC lançam curso técnico em transações imobiliárias

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) e o SENAC-DF lançaram essa semana o curso Técnico em Transações Imobiliárias, o TTI. A formação tem…