Secovi-DF participou de Seminário sobre soluções extrajudiciais na Incorporação Imobiliária

  • 23 de junho de 2017

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal, Secovi-DF, participou, nesta semana, do Seminário Incorporação Imobiliária na Perspectiva do STJ, realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Empresários do setor imobiliário e magistrados debateram sobre a excessiva judicialização que afeta o setor da construção civil. O vice-presidente do Secovi-DF, Ovídio Maia, participou do evento. Segundo ele, a segurança jurídica e o respeito ao contratado são fundamentais por serem o alicerce da economia.

Durante o Seminário, foram sugeridas algumas soluções para o problema, como: a criação de um ombudsman, a utilização da arbitragem, entre outras alternativas de resolução extrajudicial que possam desafogar a Justiça e promover respostas mais efetivas e rápidas às partes.

Segundo o vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, o momento é crítico tanto pela escassez de recursos decorrente do alto índice de desemprego quanto pelo receio dos investidores de alocarem recursos em incorporações e não conseguirem efetuar a venda.“Como intérprete em última instância da norma infraconstitucional, cabe ao Superior Tribunal de Justiça julgar as demandas em tempo razoável, no exato sentido de unificar a jurisprudência no particular, dando maior estabilidade jurídica às relações contratuais então controvertidas”, ressaltou o ministro.

Com informações do STJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REGIÕES DO DF TÊM VALORES DIFERENCIADOS DO METRO QUADRADO PARA IMÓVEIS USADOS

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de fevereiro, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que um apartamento de 1…

FEVEREIRO REGISTRA RECORDE DE 3.8 BILHÕES EM VENDAS DE IMÓVEIS

Em 2022, o Volume Geral de Vendas (VGV) de imóveis acumulado até o mês de fevereiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R$ 7,03…

SECOVI/DF CELEBRA POSSE DA NOVA DIRETORIA

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (SECOVI/DF) promoveu um almoço de confraternização para…

VENDA DE IMÓVEIS EM JANEIRO DE 2022 DOBRA EM RELAÇÃO À 2021

O Volume Geral de Vendas (VGV) acumulado até o mês de janeiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R $3,16 bilhões, superando o mês…