O primeiro trimestre de 2023 se aproximou do primeiro trimestre de 2021 e foi superior aos anos anteriores.
O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) também destaca a estabilidade dos preços de apartamentos, mesmo com a elevação dos juros. De acordo com o Vice-Presidente em Tendências e Inovações, Pablo Bueno, isso indica que o mercado estabilizou depois da forte alta de 2020 e 2021.
Segundo os dados analisados, o preço das casas recuou por ter sido o mercado que obteve uma alta significativa em 2020 e 2021, por conta da pandemia. “Nessa época, observamos as pessoas buscando imóveis maiores, e agora, em um sentido contrário, algumas já retornam para apartamentos”, informa Pablo.
Outro ponto de destaque é a elevação do valor de aluguel que segundo o Sindicato, normalmente acontece após uma forte alta no valor dos imóveis para corrigir a rentabilidade. Para o presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, isso ocorre em relação aos aluguéis residenciais devido à procura por imóveis com a mudança de governo e com a chegada de senadores e deputados na cidade, influenciando diretamente no mercado da procura e oferta de imóveis.
Já de acordo com a pesquisa, atualmente Águas Claras tem a maior quantidade de unidades do segmento de lançamentos em oferta no Distrito Federal, ou seja, é a cidade do DF com a maior quantidade de unidades de lançamentos em construção à venda.
Segundo o Vice-Presidente de Lançamentos Imobiliários do SECOVI/DF, Rogerio de Oliveira Silva, Águas Claras foi uma das cidades onde mais ocorreram lançamentos em 2022 e promete ser a região administrativa que mais irá lançar em 2023. “Águas Claras foi a região do DF onde os imóveis novos mais se valorizaram nos últimos 3 anos, e hoje já tem média de preços de venda acima de 10 mil reais o m²”, afirmou Rogério.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF