SECOVI/DF DIVULGA ÚLTIMOS DADOS IMOBILIÁRIOS DE 2016

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) em parceria com a Econsult e com a Estat, empresas juniores da Universidade de Brasília (UNB), divulga, antecipadamente, o Boletim de Conjuntura Imobiliária do mês de janeiro com a amostra referente à novembro/2016.

Em relação ao Setor Financeiro Habitacional, pôde-se observar nas análises ao longo do ano que houve uma diminuição na concessão de crédito para este setor, assim como em outros segmentos da economia.

O SECOVI/DF com o intuito de apresentar o funcionamento do mercado imobiliário no Distrito Federal, disponibilizou um indicador regional, que calcula a taxa de rentabilidade dos imóveis. Esse cálculo é realizado com base no valor mediano bruto tanto do aluguel, quanto do preço de venda, para imóveis residenciais e comerciais.

O Boletim do mês analisado, mostra que os imóveis residenciais de Águas Claras aparecem como os mais rentáveis dentre as outras regiões analisadas, de 0,45% para quitinetes e 0,44% para apartamentos com 1 dormitório. Em relação a rentabilidade dos imóveis comerciais, o Setor de Indústria continua se destacando no quesito lojas (1,19%), porém Águas Claras manteve uma boa rentabilidade das salas comerciais, de 0,47%. Vale ressaltar que mesmo com uma boa rentabilidade as quitinetes de Águas Claras para comercialização apresentam desde junho uma desvalorização, chegando à 1,55% no mês de novembro. A locação de lojas na mesma região sofreu uma queda de 9,54%, valor que não era alterado desde dezembro de 2015.

Em relação aos imóveis comerciais à venda, as lojas do Guará sofreram a maior valorização da amostra do mês de novembro de 10,77%, fato que sucede uma valorização de 1,05% do mês anterior. Por outro lado, as salas comerciais, na mesma região, desvalorizaram 9,62% no mês analisado, considerada a maior desvalorização da amostra. Por fim, vale ressaltar a locação dos apartamentos de 2 dormitórios em Brasília, que desvalorizaram 8,43% em novembro, apresentando uma queda de 10,99% nos últimos 12 meses.

Confira aqui, a íntegra da pesquisa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto de revitalização do Gama é aprovado

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) participou, ativamente, da aprovação do projeto de revitalização do Gama no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano…

SECOVI/DF é favorável à moradias no Setor Comercial Sul

O Projeto de Lei Complementar que autoriza o uso residencial em imóveis comerciais localizados, nas quadras de 1 a 6, do Setor Comercial Sul, foi…

SECOVI/DF distribui máscaras de proteção às empresas associadas

As empresas associadas ao Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) estão recebendo, gratuitamente, máscaras de proteção contra a Covid-19 para seus funcionários e colaboradores.…

Entrevista concedida pelo presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia

Entrevista concedida pelo presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, ao DF Record sobre a alta dos aluguéis residenciais e a baixa no preço dos imóveis comerciais.…