SECOVI/DF DIVULGA ÚLTIMOS DADOS IMOBILIÁRIOS DE 2016

  • 27 de dezembro de 2016

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) em parceria com a Econsult e com a Estat, empresas juniores da Universidade de Brasília (UNB), divulga, antecipadamente, o Boletim de Conjuntura Imobiliária do mês de janeiro com a amostra referente à novembro/2016.

Em relação ao Setor Financeiro Habitacional, pôde-se observar nas análises ao longo do ano que houve uma diminuição na concessão de crédito para este setor, assim como em outros segmentos da economia.

O SECOVI/DF com o intuito de apresentar o funcionamento do mercado imobiliário no Distrito Federal, disponibilizou um indicador regional, que calcula a taxa de rentabilidade dos imóveis. Esse cálculo é realizado com base no valor mediano bruto tanto do aluguel, quanto do preço de venda, para imóveis residenciais e comerciais.

O Boletim do mês analisado, mostra que os imóveis residenciais de Águas Claras aparecem como os mais rentáveis dentre as outras regiões analisadas, de 0,45% para quitinetes e 0,44% para apartamentos com 1 dormitório. Em relação a rentabilidade dos imóveis comerciais, o Setor de Indústria continua se destacando no quesito lojas (1,19%), porém Águas Claras manteve uma boa rentabilidade das salas comerciais, de 0,47%. Vale ressaltar que mesmo com uma boa rentabilidade as quitinetes de Águas Claras para comercialização apresentam desde junho uma desvalorização, chegando à 1,55% no mês de novembro. A locação de lojas na mesma região sofreu uma queda de 9,54%, valor que não era alterado desde dezembro de 2015.

Em relação aos imóveis comerciais à venda, as lojas do Guará sofreram a maior valorização da amostra do mês de novembro de 10,77%, fato que sucede uma valorização de 1,05% do mês anterior. Por outro lado, as salas comerciais, na mesma região, desvalorizaram 9,62% no mês analisado, considerada a maior desvalorização da amostra. Por fim, vale ressaltar a locação dos apartamentos de 2 dormitórios em Brasília, que desvalorizaram 8,43% em novembro, apresentando uma queda de 10,99% nos últimos 12 meses.

Confira aqui, a íntegra da pesquisa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…

SECOVI e SENAC lançam curso técnico em transações imobiliárias

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) e o SENAC-DF lançaram essa semana o curso Técnico em Transações Imobiliárias, o TTI. A formação tem…