O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulgou o Anuário da Conjuntura Imobiliária de 2015 que analisa como o mercado de imóveis se comportou ao longo do ano passado.
O ano de 2015 foi marcado pelo baixo desempenho econômico com o aumento do desemprego e da inadimplência, alta da inflação ultrapassando a meta, aumento da taxa básica de juros – Selic – que terminou o ano batendo 14,15%, uma taxa negativa do PIB e restrição ao crédito.
O anuário apresenta três índices de extrema relevância para o mercado de imóveis: o índice de rentabilidade imobiliária – mede o rendimento obtido por meio da locação nas principais áreas do DF -, o índice imobiliário SECOVI de comercialização – mede a variação dos preços de comercialização – e o índice SECOVI de locação – mede a variação dos preços dos imóveis ofertados para locação.
Em 2015, o maior índice de rentabilidade imobiliária foi encontrado em Águas Claras para apartamentos de 1 dormitório com um valor de 5,83%. Já Brasília, na modalidade de apartamentos de 3 dormitórios apresentou o menor índice do ano, com uma rentabilidade de 3,41%.
Clique aqui e confira a íntegra da pesquisa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF