Secovi-DF debate sobre o mercado de lançamentos de imóveis

  • 6 de dezembro de 2019

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) realizou, na última reunião ordinária do ano, um debate sobre o mercado de lançamentos de imóveis.

O 2º Vice Presidente Administrativo do SECOVI/DF, Marco Antônio Demartini, apresentou uma palestra sobre o tema em que abordou os dados do mercado num período de 10 anos, ou seja, de 2009 à 2019 e traçou expectativas para o ano que vem.

De acordo com os dados, 2010 foi o ápice do mercado de lançamentos, em número de unidades vendidas, e 2011 foi considerado o ano com a maior quantidade de lançamentos, cerca de 85 empreendimentos. Porém, em 2012 começou um período de retração do mercado impulsionada pelo alto número de oferta e, nos anos sequentes, pelo enorme número de distratos, o que fez com que as incorporadoras recuassem na quantidade de lançamentos. Em 2019, foram lançados 34 empreendimentos, totalizando 3.389 unidades.

Segundo Marco Antônio Demartini, houve um aumento de 120% no número de unidades lançadas este ano, além de um aumento de 61% nas vendas em comparação com o ano anterior. O que mostra a retomada do mercado imobiliário. Ainda, há a perspectiva  de mais 3 a 5 lançamentos até o final de 2019.

Os dados do mercado de lançamentos comprovam também que o Noroeste é, atualmente, a região com o maior número de ofertas totalizando 1,6 bilhões, principalmente, para os imóveis de 3 e 4 dormitórios.

Demartini informou que a expectativa para 2020 é a das mais otimistas. “O país que tem uma taxa de juros de 5% com tendência de queda, além do aumento do crédito para financiamento imobiliário somados às reformas propostas pelo governo federal, são elementos propícios para o aumento no número de lançamentos que poderão chegar à 15% no ano que vem”, informou.

Os diretores do SECOVI/DF que participaram da reunião parabenizaram a apresentação e comemoraram o ótimo momento do mercado imobiliário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF participou do lançamento do Balcão Único e da sanção da Lei de parcelamento do solo

Da esquerda para a direita: Ovídio Maia, presidente do SECOVI/DF; Marcelo Vaz, Secretário de Habitação (SEDUH) e José Aparecido - presidente…

DADOS DO MERCADO IMOBILIÁRIO INDICAM QUE 2023 FECHARÁ NO POSITIVO

O Boletim de Conjuntura Imobiliária de outubro com amostras referentes ao mês de setembro/2023 e divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comprova…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF SEGUE AQUECIDO NO 2º SEMESTRE DE 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária de setembro com amostras referentes ao mês de agosto/2023 e divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comprova…

SECOVI/DF DIVULGA BALANÇO SEMESTRAL DO MERCADO IMOBILIÁRIO

[caption id="attachment_100730" align="alignleft" width="304"] Rogério Oliveira, vice-presidente de lançamentos imobiliários do SECOVIDF O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) divulgou o Boletim de Conjuntura…