SECOVI/DF comemora medida que estimula o crédito imobiliário

  • 19 de fevereiro de 2016

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comemorou a medida adotada pelo governo que irá estimular os bancos a oferecerem mais crédito imobiliário.

A resolução é do Conselho Monetário Nacional (CMN) e permite uma melhor gestão das carteiras de crédito imobiliário dos bancos. De acordo com a medida, as instituições financeiras terão um prazo de 12 meses para aplicar recursos da poupança no crédito imobiliário, quando venderem parte da carteira imobiliária.

Atualmente, os bancos são obrigados a destinar 65% do saldo médio dos depósitos de poupança para o crédito imobiliário. Quando esse percentual é descumprido, as instituições são obrigadas a recolher ao Banco Central montante equivalente à insuficiência de aplicações imobiliárias. Ao vender parte da carteira imobiliária, o valor cedido tinha que ser total e imediatamente deduzido do saldo de operações de financiamentos imobiliários.

Para o Banco Central, o prazo de 12 meses facilita a gestão de ativos e passivos das instituições financeiras, uma vez que o processo de contração de financiamentos imobiliários é complexo.

Segundo o presidente do SECOVI/DF, Carlos Hiram Bentes David, a medida do CMN é fundamental em um período que o país enfrenta dificuldades na economia. “Em momentos de crise, resoluções como essa são, extremamente, importantes para estimular o mercado imobiliário”, comentou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF MOVIMENTOU 17,35 BILHÕES EM 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que o segmento de revenda (mercado secundário) movimentou R$ 17,35…

PPCUB É APROVADO APÓS 11 ANOS DE DEBATE

O PPCUB - Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília - principal instrumento de política urbana de Brasília, tombado nas instâncias distrital e federal…

SECOVI/DF participou do lançamento do Balcão Único e da sanção da Lei de parcelamento do solo

Da esquerda para a direita: Ovídio Maia, presidente do SECOVI/DF; Marcelo Vaz, Secretário de Habitação (SEDUH) e José Aparecido - presidente…