O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comemorou a medida adotada pelo governo que irá estimular os bancos a oferecerem mais crédito imobiliário.
A resolução é do Conselho Monetário Nacional (CMN) e permite uma melhor gestão das carteiras de crédito imobiliário dos bancos. De acordo com a medida, as instituições financeiras terão um prazo de 12 meses para aplicar recursos da poupança no crédito imobiliário, quando venderem parte da carteira imobiliária.
Atualmente, os bancos são obrigados a destinar 65% do saldo médio dos depósitos de poupança para o crédito imobiliário. Quando esse percentual é descumprido, as instituições são obrigadas a recolher ao Banco Central montante equivalente à insuficiência de aplicações imobiliárias. Ao vender parte da carteira imobiliária, o valor cedido tinha que ser total e imediatamente deduzido do saldo de operações de financiamentos imobiliários.
Para o Banco Central, o prazo de 12 meses facilita a gestão de ativos e passivos das instituições financeiras, uma vez que o processo de contração de financiamentos imobiliários é complexo.
Segundo o presidente do SECOVI/DF, Carlos Hiram Bentes David, a medida do CMN é fundamental em um período que o país enfrenta dificuldades na economia. “Em momentos de crise, resoluções como essa são, extremamente, importantes para estimular o mercado imobiliário”, comentou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF