SECOVI/DF COMEMORA A RETOMADA DO CRESCIMENTO IMOBILIÁRIO

  • 26 de julho de 2016

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comemora a retomada do crescimento no setor imobiliário. Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostra que, de janeiro a maio, o número de novas unidades em construção no país chegou a 5,7 mil, uma alta de 24,7% na comparação com igual período de 2015. Há casos em que o aumento de lançamentos chegou a 72%.

Segundo o SECOVI/DF, esses são os primeiros sinais de que a economia começa a se recuperar trazendo de volta a confiança dos empresários e consumidores e, consequentemente, o aquecimento do mercado imobiliário. Para o vice-presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, os novos limites para financiamento anunciados pela Caixa Econômica para imóveis de até R$ 3 milhões foram apenas o pontapé inicial para a retomada do crescimento imobiliário no país e a pesquisa da Abrainc comprova isto.

O aumento no número de lançamentos, divulgado pela pesquisa, mostra a confiança do empresariado de que haverá retomada das vendas, no médio prazo, já que os empreendimentos demoram de dois a três anos para serem concluídos. Em 2015, os lançamentos somaram 64,1 mil unidades, uma queda de 15,4% em relação ao ano anterior. Para este ano, a esperança é de que os lançamentos tenham mais fôlego e as vendas apontem para uma recuperação. Segundo a pesquisa da Abrainc, nos primeiros cinco meses de 2016, ainda houve um recuo de 14,7% de unidades vendidas, em relação ao mesmo período do ano passado, porém essa queda deverá ser amenizada pelas recentes medidas divulgadas pela Caixa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF MOVIMENTOU 17,35 BILHÕES EM 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que o segmento de revenda (mercado secundário) movimentou R$ 17,35…

PPCUB É APROVADO APÓS 11 ANOS DE DEBATE

O PPCUB - Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília - principal instrumento de política urbana de Brasília, tombado nas instâncias distrital e federal…

SECOVI/DF participou do lançamento do Balcão Único e da sanção da Lei de parcelamento do solo

Da esquerda para a direita: Ovídio Maia, presidente do SECOVI/DF; Marcelo Vaz, Secretário de Habitação (SEDUH) e José Aparecido - presidente…