Secovi-DF alerta: cuidado com as imobiliárias virtuais

  • 2 de agosto de 2019

As novas startups criadas para a locação de imóveis, as chamadas “Imobiliárias Virtuais”, surgiram com um marketing criativo que parece facilitar para quem quer alugar um imóvel, mas é preciso ter muita atenção. Essas startups se limitam a encontrar um inquilino e a assinar o contrato via e-mail, sem qualquer garantia para o locador.

O presidente do Sindicato que representa as empresas de compra e venda de imóveis, as imobiliárias, as administradoras de imóveis e incorporadoras do Distrito Federal (SECOVI/DF), Ovídio Maia, alerta os proprietários de imóveis para ofertas mirabolantes e, principalmente, de trabalho com baixa remuneração ou quase nenhuma . “O barato é sempre o mais caro”, destaca.

Atualmente, mesmo com a nova Lei do Inquilinato mas diante da crise econômica porque passa o país ainda existem milhares de ações de despejo por falta de pagamento, por isso é fundamental que o locador se proteja de futuros prejuízos que se tornam mais frequentes no momento da desocupação e devolução do imóvel.

Portanto, o SECOVI/DF alerta os locadores que procurem uma imobiliária de confiança que ofereça todas as garantias como apólice de seguro fiança, em nome dele, ou a apresentação de fiadores para interessados em locar determinado imóvel. As imobiliárias possuem expertise no setor e analisam com maior critério quem se candidata à locação. O contato pessoal, ainda, é de fundamental importância para evitar surpresas desagradáveis que as startups desconhecem, pois são novas no mercado.

O SECOVI/DF é a favor da tecnologia, mas não se deve utilizá-la de maneira ingênua, ignorando possíveis fraudes, isso evidencia negligência e despreparo. O cadastro virtual e a assinatura eletrônica só aumentam os riscos para o proprietário que deseja alugar o seu imóvel.

Com informações do Secovi-MG

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cofeci e Ministério do Turismo firmam acordo que concede visto permanente para estrangeiro que comprar imóvel no Brasil

Foto: Ministério do Turismo O projeto criado em 2018 através de uma resolução do Ministério da Justiça, nunca saiu do papel. Porém, o Conselho Federal…

SECOVI/DF E CONFEA PEDEM A REJEIÇÃO DO PL 4069/2024

O SECOVI/DF e o Confea reafirmam seu compromisso com a segurança e a qualidade das avaliações imobiliárias e manifestam repúdio ao PL 4069/2024, que propõe…

INAUGURADO O CENTRO EDUCACIONAL MIGUEL SETEMBRINO DO SENAC-DF

O Senac-DF inaugurou sua maior unidade em Brasília em homenagem ao ex- presidente do Secovi/DF, Miguel Setembrino. Dr. Miguel como era conhecido nasceu em 1933…

SECOVI e SENAC lançam curso técnico em transações imobiliárias

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) e o SENAC-DF lançaram essa semana o curso Técnico em Transações Imobiliárias, o TTI. A formação tem…