Saiba como utilizar o FGTS em cotas de Consórcio Imobiliário

  • 13 de março de 2017

O Consórcio Imobiliário é uma das opções para quem deseja adquirir a casa própria. Atualmente essa modalidade de compra tem crescido bastante, no segundo semestre de 2016 este serviço teve aumento de 13,5% com a contemplação de 71,3 mil clientes que puderam adquirir seu  imóvel.

Vale lembrar que no ano passado, 3.148 trabalhadores utilizaram recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para investir no sistema de consórcio imobiliário, o que movimentou R$ 118.8 milhões no mercado.

De acordo com o governo federal, o saldo do FGTS pode ser utilizado no âmbito do sistema de consórcio, por meio de oferta de lance, para obtenção da Carta de Crédito ou complementação do valor da carta obtida pelo trabalhador para compra de imóvel residencial, concluído ou em construção. O saldo da conta vinculada do Fundo também pode ser aplicado para amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio.

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) apesar da retração financeira que o país vive, ficou evidenciada a confiança no sistema. Ao contratar o serviço, o cliente escolhe uma carta de crédito de acordo com o valor necessário para a aquisição. As parcelas mensais, se pagas em dia, são fixas e não possuem o acréscimo de juros. Os sorteios das cartas ocorrem por meio eletrônico do Sistema de Loterias da Caixa Econômica Federal (CEF).

O papel da Administradora de Consórcio inicia com a aquisição da cota pelo consumidor e se encerra com a disponibilização, ao contemplado, da carta de crédito e todo o apoio com as informações necessárias para aquisição do imóvel.

A partir daí, o Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) orienta o contemplado a procurar uma Imobiliária para ter a segurança e a tranquilidade na hora de realizar a compra da casa própria.

Com informações do CRECI/DF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VOLUME GERAL DE VENDAS ATÉ ABRIL DE 2022 SUPERA 2021 EM 9,5 BI

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de abril, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), informa que em 2022 o Volume…

REGIÕES DO DF TÊM VALORES DIFERENCIADOS DO METRO QUADRADO PARA IMÓVEIS USADOS

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de fevereiro, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que um apartamento de 1…

FEVEREIRO REGISTRA RECORDE DE 3.8 BILHÕES EM VENDAS DE IMÓVEIS

Em 2022, o Volume Geral de Vendas (VGV) de imóveis acumulado até o mês de fevereiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R$ 7,03…

SECOVI/DF CELEBRA POSSE DA NOVA DIRETORIA

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (SECOVI/DF) promoveu um almoço de confraternização para…