Saiba como utilizar o FGTS em cotas de Consórcio Imobiliário

  • 13 de março de 2017

O Consórcio Imobiliário é uma das opções para quem deseja adquirir a casa própria. Atualmente essa modalidade de compra tem crescido bastante, no segundo semestre de 2016 este serviço teve aumento de 13,5% com a contemplação de 71,3 mil clientes que puderam adquirir seu  imóvel.

Vale lembrar que no ano passado, 3.148 trabalhadores utilizaram recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para investir no sistema de consórcio imobiliário, o que movimentou R$ 118.8 milhões no mercado.

De acordo com o governo federal, o saldo do FGTS pode ser utilizado no âmbito do sistema de consórcio, por meio de oferta de lance, para obtenção da Carta de Crédito ou complementação do valor da carta obtida pelo trabalhador para compra de imóvel residencial, concluído ou em construção. O saldo da conta vinculada do Fundo também pode ser aplicado para amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio.

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) apesar da retração financeira que o país vive, ficou evidenciada a confiança no sistema. Ao contratar o serviço, o cliente escolhe uma carta de crédito de acordo com o valor necessário para a aquisição. As parcelas mensais, se pagas em dia, são fixas e não possuem o acréscimo de juros. Os sorteios das cartas ocorrem por meio eletrônico do Sistema de Loterias da Caixa Econômica Federal (CEF).

O papel da Administradora de Consórcio inicia com a aquisição da cota pelo consumidor e se encerra com a disponibilização, ao contemplado, da carta de crédito e todo o apoio com as informações necessárias para aquisição do imóvel.

A partir daí, o Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) orienta o contemplado a procurar uma Imobiliária para ter a segurança e a tranquilidade na hora de realizar a compra da casa própria.

Com informações do CRECI/DF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VENDAS DE IMÓVEIS CRESCERAM 24% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que foram vendidos mais de 10 bilhões de reais de…

Entidades do mercado imobiliário discutem Reforma Tributária no Senado

O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi/Goiás) e os representantes dos demais Secovis do país…

SECOVI/DF VERIFICA ALTA DOS ALUGUÉIS NO DF

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que os valores dos aluguéis no DF estão aumentando acima…

CIDADES SATÉLITES SÃO AS REGIÕES MAIS RENTÁVEIS PARA ALUGAR

O Boletim de Conjuntura Imobiliária do mês de maio/2024 com amostras referentes a abril divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que…