Saiba como declarar imóvel no Imposto de Renda

  • 4 de março de 2016

Quem comprou, vendeu ou alugou imóveis no último ano deverá procurar a imobiliária, a construtora ou a incorporadora que realizou a transação para concluir a declaração de Imposto de Renda.

A dica é que solicite os dados da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob). A Dimob é usada pela Receita Federal para cruzar as informações enviadas pelas imobiliárias com a dos contribuintes.

Quem possui um imóvel deve declarar anualmente o bem com o valor de custo, registrado quando ocorreu a compra. Em caso de reformas e melhorias, o contribuinte deverá lançar o valor investido na declaração de Bens e Direitos.

Dúvidas frequentes:

Campo: o imóvel próprio deve ser declarado na coluna de Bens e Direitos com o valor de custo.
Reforma: se a propriedade tiver sido reformada ou ampliada, deve-se adicionar o valor investido com comprovantes.
Valor pago: para imóveis não quitados, informa-se o valor pago da compra até o dia 31/12/2015.
Inventário: para Bens de Inventário, basta descrever a origem do patrimônio.

Aluguel: quando o imóvel estiver alugado, o proprietário deve lançar o valor líquido do aluguel na área de Rendimentos Tributáveis de Pessoa Física ou Jurídica.
Venda: quem vendeu um imóvel precisa fazer uma declaração de Ganho de Capital. Se teve lucro será tributado do ganho 15%. A venda deve ser relatada, mesmo em casos de isenção, quando o imóvel é vendido por menos de R$ 440 mil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SECOVI/DF ALERTA SOBRE O GOLPE DO FALSO ALUGUEL

Imagem: Freepik O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), vem a público fazer um alerta sobre o golpe do falso aluguel que algumas imobiliárias…

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB

Foto: Nina Quintana O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), dará prioridade à discussão…

MERCADO IMOBILIÁRIO DO DF MOVIMENTOU 17,35 BILHÕES EM 2023

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que o segmento de revenda (mercado secundário) movimentou R$ 17,35…