Saiba como declarar imóvel no Imposto de Renda

  • 4 de março de 2016

Quem comprou, vendeu ou alugou imóveis no último ano deverá procurar a imobiliária, a construtora ou a incorporadora que realizou a transação para concluir a declaração de Imposto de Renda.

A dica é que solicite os dados da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob). A Dimob é usada pela Receita Federal para cruzar as informações enviadas pelas imobiliárias com a dos contribuintes.

Quem possui um imóvel deve declarar anualmente o bem com o valor de custo, registrado quando ocorreu a compra. Em caso de reformas e melhorias, o contribuinte deverá lançar o valor investido na declaração de Bens e Direitos.

Dúvidas frequentes:

Campo: o imóvel próprio deve ser declarado na coluna de Bens e Direitos com o valor de custo.
Reforma: se a propriedade tiver sido reformada ou ampliada, deve-se adicionar o valor investido com comprovantes.
Valor pago: para imóveis não quitados, informa-se o valor pago da compra até o dia 31/12/2015.
Inventário: para Bens de Inventário, basta descrever a origem do patrimônio.

Aluguel: quando o imóvel estiver alugado, o proprietário deve lançar o valor líquido do aluguel na área de Rendimentos Tributáveis de Pessoa Física ou Jurídica.
Venda: quem vendeu um imóvel precisa fazer uma declaração de Ganho de Capital. Se teve lucro será tributado do ganho 15%. A venda deve ser relatada, mesmo em casos de isenção, quando o imóvel é vendido por menos de R$ 440 mil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VOLUME GERAL DE VENDAS ATÉ ABRIL DE 2022 SUPERA 2021 EM 9,5 BI

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de abril, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), informa que em 2022 o Volume…

REGIÕES DO DF TÊM VALORES DIFERENCIADOS DO METRO QUADRADO PARA IMÓVEIS USADOS

O Boletim de Conjuntura Imobiliária, referente ao mês de fevereiro, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) aponta que um apartamento de 1…

FEVEREIRO REGISTRA RECORDE DE 3.8 BILHÕES EM VENDAS DE IMÓVEIS

Em 2022, o Volume Geral de Vendas (VGV) de imóveis acumulado até o mês de fevereiro, no Distrito Federal, atingiu o valor de R$ 7,03…

SECOVI/DF CELEBRA POSSE DA NOVA DIRETORIA

O Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal (SECOVI/DF) promoveu um almoço de confraternização para…