Esta semana, diversos representantes de entidades sindicais e confederações patronais entre elas a Confederação Nacional do Comércio e Serviços (CNC), da Indústria (CNI), da Agropecuária (CNA) e dos Transportes (CNT) se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de uma reforma sindical.
A ideia dos representantes dos Sindicatos e Confederações é a de se antecipar à reforma sindical em elaboração pelo governo federal. Vale lembrar que a reforma trabalhista aprovada, em 2017, extinguiu a contribuição sindical obrigatória e a tornou opcional.
A atual proposta do governo é espelhada no modelo americano, de um sindicato para cada empresa. Esta estrutura diverge completamente da adotada no Brasil, onde as entidades representam categorias por município ou região.
O SECOVI/DF é a favor da criação de um modelo que tanto o Sindicato Laboral e o Patronal, possam representar seus associados e sindicalizados em sua plenitude. “O Estado não pode interferir de forma a inviabilizar o trabalho das entidades sindicais”, informou o presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia.
Com informações do Valor
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF