Presidente do SECOVI-DF vê com alento medidas do governo para estimular o crédito imobiliário

  • 29 de maio de 2015

O presidente do SECOVI-DF, Hiram David, comemorou as medidas anunciadas pelo governo federal para incentivar o crédito imobiliário. A iniciativa, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), traz mudanças nas regras bancárias e liberam, assim, R$ 22,5 bilhões para a compra da casa própria. Para isso, o colegiado alterou as regras do depósito compulsório sobre a poupança. A medida valerá por dois anos e deverá entrar em vigor na próxima segunda-feira (01/06).

O depósito compulsório (parcela do dinheiro depositado no banco que a instituição deve deixar retida no Banco Central). De acordo com Hiram David, a reação do Executivo em resgatar a combalida economia do país é um alento para o setor. “Vemos essas medidas com ânimo redobrado, tendo em vista a difícil situação econômica brasileira, embalada pela alta de juros, pelas últimas medidas restritivas à utilização do FGTS e pela diminuição da participação da Caixa Econômica Federal nos financiamentos habitacionais. Essas últimas iniciativas governamentais geraram expectativa negativa para a produção. A liberação de recursos, por meio da diminuição do depósito compulsório, é medida aguardada e trará mais ânimo ao setor”, afirmou.

Ainda segundo David Hiram, as novas regras vêm em um momento difícil da economia, apontado pelos dados do IBGE, divulgados nesta sexta-feira. Segundo a instituição, a economia brasileira registrou queda de 0,2%, no primeiro trimestre de 2015, puxada pelo desempenho negativo do setor de serviços e da indústria.

O IBG também mostrou o recuo do consumo das famílias e dos investimentos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CIDADES SATÉLITES SÃO AS REGIÕES MAIS RENTÁVEIS PARA ALUGAR

O Boletim de Conjuntura Imobiliária do mês de maio/2024 com amostras referentes a abril divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) apurou que…

SECOVIs apresentam ao Congresso a “Agenda Legislativa” do setor imobiliário

Deputado Rafael Prudente (MDB/DF), Ovídio Maia - presidente do SECOVI/DF e Eduardo Pereira - vice-presidente Financeiro do SECOVI/DF O Sindicato da…

SECOVI/DF ALERTA SOBRE O GOLPE DO FALSO ALUGUEL

Imagem: Freepik O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), vem a público fazer um alerta sobre o golpe do falso aluguel que algumas imobiliárias…

Bairro Jóquei Clube: Iphan promete agilidade no exame de aspectos técnicos do projeto

Foto – Divulgação ADEMI DF O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará celeridade à apreciação de aspectos técnicos…