O presidente do SECOVI-DF, Hiram David, comemorou as medidas anunciadas pelo governo federal para incentivar o crédito imobiliário. A iniciativa, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), traz mudanças nas regras bancárias e liberam, assim, R$ 22,5 bilhões para a compra da casa própria. Para isso, o colegiado alterou as regras do depósito compulsório sobre a poupança. A medida valerá por dois anos e deverá entrar em vigor na próxima segunda-feira (01/06).
O depósito compulsório (parcela do dinheiro depositado no banco que a instituição deve deixar retida no Banco Central). De acordo com Hiram David, a reação do Executivo em resgatar a combalida economia do país é um alento para o setor. “Vemos essas medidas com ânimo redobrado, tendo em vista a difícil situação econômica brasileira, embalada pela alta de juros, pelas últimas medidas restritivas à utilização do FGTS e pela diminuição da participação da Caixa Econômica Federal nos financiamentos habitacionais. Essas últimas iniciativas governamentais geraram expectativa negativa para a produção. A liberação de recursos, por meio da diminuição do depósito compulsório, é medida aguardada e trará mais ânimo ao setor”, afirmou.
Ainda segundo David Hiram, as novas regras vêm em um momento difícil da economia, apontado pelos dados do IBGE, divulgados nesta sexta-feira. Segundo a instituição, a economia brasileira registrou queda de 0,2%, no primeiro trimestre de 2015, puxada pelo desempenho negativo do setor de serviços e da indústria.
O IBG também mostrou o recuo do consumo das famílias e dos investimentos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF