O Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) comemorou, esta semana, os dados da pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) que aponta que, de janeiro a maio, o número de novas unidades em construção no país chegou a 5,7 mil, uma alta de 24,7% na comparação com igual período de 2015. Há casos em que o aumento de lançamentos chegou a 72%.
Segundo o SECOVI/DF, esses são os primeiros sinais de que a economia começa a se recuperar trazendo de volta a confiança dos empresários e consumidores e, consequentemente, o aquecimento do mercado imobiliário. Para o vice-presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, os novos limites para financiamento anunciados pela Caixa Econômica para imóveis de até R$ 3 milhões foram apenas o pontapé inicial para a retomada do crescimento imobiliário no país e a pesquisa da Abrainc comprova isto.
Em 2015, os lançamentos somaram 64,1 mil unidades, uma queda de 15,4% em relação ao ano anterior. Para este ano, a esperança é de que as vendas apontem para uma recuperação. Segundo a pesquisa da Abrainc, nos primeiros cinco meses de 2016, ainda houve um recuo de 14,7% de unidades vendidas, em relação ao mesmo período do ano passado, porém essa queda deverá ser amenizada com as recentes medidas divulgadas de estímulo a novos financiamentos imobiliários.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SCN Quadra 02 Lote "D" Torre A Salas 612/14/16 Centro Empresarial Liberty Mall - Brasília-DF